15 de março de 2010

A vida humana tem que ser uma constante luta pelo aperfeiçoamento moral e espiritual.

Está no alto caminho do aperfeiçoamento do caráter o homem cuja vida é limpa, apresentando ao mundo uma conduta que não desfaça a confiança dos amigos, dos chefes, dos companheiros amantes da verdade. O homem torna a sua honradez comprovada, quando nele a retidão de conduta fala com o prestígio das leis de verdadeira integridade moral, nunca posta em dúvida pelos que com ele travam relações de amizade, de empreendimento, de negócios etc. Amigo leitor desta coluna, tu mesmo podes verificar as enormes dificuldades por ti encontradas, quando sentes instintivamente falta de lisura em qualquer outra pessoa com quem travas relações.

Embora pareça que o mal venha a sobrepor-se ao bem, isto não acontece. Se formos verificar intensamente o panorama do mundo em todas as épocas, chegaremos à conclusão de que, se há abundância de falsidade e de depravações sobre a Terra, indubitavelmente qualquer homem se eleva na escala dos valores sociais, quando abraça elementos racionais de veracidade, não deixando dúvida por trás de suas palavras, porque são elas legítimas. Se um ser humano não traz consigo a máscara da hipocrisia, naturalmente a sua palavra é uma só em toda parte e só causa boa impressão em outras pessoas também sinceras, em outras pessoas que não têm fendas ocultas na sua estrutura psicofísica. Com essa atitude transparentemente escorreita, a pessoa não corrompe o seu caráter, não destrói o seu amor próprio e eleva cada vez mais a sua auto-estima.

O Racionalismo Cristão foi doutrina séria no passado, é no presente e sempre será no futuro. Com isso, dissemina princípios filosófico-espiritualistas no propósito de levar homens e mulheres à luta contra a entrada e/ou o avanço da falta de honradez no planeta Terra. Essa doutrina quer ver, em maior número possível, pessoas capazes de escancarar as portas de sua personalidade bem formada, sem ter coisa alguma a ocultar ou a temer. Num comportamento extremamente honrado, estarão elas aumentando o seu prestígio pessoal, ajudando a impelir o progresso de qualquer instituição e até mesmo do mundo. A autêntica honradez eleva o nível moral do ser humano, fazendo com que ele seja cada vez mais reto, mais leal e sincero, ocupe lugar de destaque ou modesto lugar na vida terrena.

O desenvolvimento moral de um homem depende do grau de sua familiaridade com os altos ideais, que são compatíveis com a riqueza de qualidades morais ninhadas em sua alma abstêmia de praticar ações desonrosas. A boa formação do caráter está estampada no interior do ser humano íntegro, sendo ela a suprema realidade do seu valor como cidadão, como chefe de família, como empregado, como patrão, como companheiro de trabalho ou de qualquer empreendimento. Não há tentação malsã capaz de afastar um homem honrado do respeito que ele deve a si e a outrem. Reconhecendo princípios hierárquicos, cumpre a rigor o dever no seu devido lugar, no desempenho de seus misteres, nunca tem atitudes provocadoras, numa demonstração de estar avesso à disciplina.

Na vida terrena, são muitas as pessoas que, para a própria felicidade e a do mundo, têm a suficiente e exata compreensão do dever, para, em todos os seus propósitos, preferir a honradez de comportamento a qualquer outra alternativa que avassala e arrebata da esfera natural quem cai do seu pedestal constantemente, bastando o aparecimento de uma ocasião de atraiçoar a própria consciência. Homem íntegro é todo aquele capaz de encarar o mundo inteiro, sem nada ter que o envergonhe ou o entedie, porque a sua sinceridade no lar, na rua, na escola a no local de trabalho é um preservativo contra os sentimentos morbosos. A sua atitude assenta-se sempre nas fortes bases das virtudes ordinárias, em que a honradez atua como força vital.

Prezado leitor, nunca deixes de te mostrares sincero em todos os teus atos, em todos os teus pensamentos, em todas as tuas ações. Em qualquer situação, lembra-te de que teu viver pela honradez, na honradez e para a honradez, além de proporcionar-te grande transparência do caráter perante o mundo ao teu redor, fará a tua alma expandir-se numa atmosfera totalmente favorável ao teu próprio bem-estar e, conseqüentemente, favorável à tua evolução. Se não acreditas, estuda bem o Racionalismo Cristão, coloca em prática os ensinamentos dessa grandiosa Doutrina e tu te certificarás da verdade do que acabamos de falar linhas acima.

A vida humana tem que ser uma constante luta pelo aperfeiçoamento moral e espiritual.

Texto escrito por José Rodrigues da Silva.