2 de março de 2010

O esclarecimento sobre a vida espiritual torna o homem livre para pensar, torna-o mais humano.

Só a Verdade fará o homem livre, já se afirmava no passado e continua-se a afirmar no presente. O esclarecimento sobre a vida espiritual torna o homem livre para pensar, torna-o mais humano. O livre-pensador que aceita a nossa Doutrina não mente, não critica ninguém, não se presta a papéis tristes. Quer ver feliz o semelhante, o que concorre para a sua própria felicidade. Assim sendo, torna-se cada vez mais espiritualizado, sabe o que pensa, o que diz e o que faz.

O Racionalismo Cristão estimula as pessoas a se conhecerem, através do estudo e da meditação sobre a verdade espiritual que divulga. Isso concorre para que certos fatos sobre a vida fora da matéria sejam esclarecidos, não permaneçam na obscuridade.

Os que se conhecem a si próprios como Força e Matéria, como corpo e alma, não acusam ninguém, não mentem, não invejam, não querem ter o que não podem alcançar, pois conhecem suas limitações. Esclarecidos sobre a realidade da vida, sabem que é através do esforço individual, do trabalho consciente, do cumprimento do dever, da luta do dia-a-dia que conseguem a riqueza espiritual tão desejada.

A riqueza material e a riqueza espiritual são muito diferentes. A riqueza material proporciona conforto, pela disponibilidade das coisas materiais que o mundo oferece. A verdadeira riqueza, porém, é a que garante tranqüilidade e paz espiritual.

Aconselhamos que leiam as obras editadas pelo Racionalismo Cristão. Ficamos satisfeitos por saber que as pessoas estão aproveitando a leitura, conduzindo-se melhor, tornando-se mais sensatas, não esperando ajuda do além, porque isso não existe. Estudando a Doutrina, caminham com sua aura sempre iluminada pelo bem-querer, pelo desejo de serem úteis ao próximo.

Estudar o Racionalismo Cristão é o início de uma longa caminhada, em que a pessoa vai-se conhecendo como Força e Matéria, para saber dar valor à oportunidade que teve ao encarnar. O espírito retorna ao mundo físico tantas vezes quantas forem precisas, para evoluir. A trajetória é longa. No processo evolutivo, a meta é o espírito se confundir com o Grande Foco. Até determinado grau dessa evolução contínua é no mundo material que palmilha com seu corpo físico em inúmeras reencarnações. Dessa forma, cresce espiritualmente, pelo pensamento lúcido e pela perseverança no cumprimento dos deveres.

Como não enganamos ninguém, procuramos dizer o que as pessoas precisam ouvir. Temos certeza de que, no seu interior, aceitam nossos ensinamentos. Nada se pode esconder: as boas e as más ações que praticam ficam gravadas no corpo fluídico, como se fosse um filme. Ao deixar a matéria e partir para o seu mundo de estágio, o espírito reconhecerá, no seu corpo fluídico, as boas e as más ações que realizou em vida física. Encontrará apoio de outros espíritos nessa avaliação, pois todos, encarnados e desencarnados, somos irmãos em essência. Em possível retorno à Terra, vai procurar ser alguém melhor nos pensamentos, nas palavras, nas ações.

É assim que os seres humanos devem caminhar através dos séculos: com passos seguros, mente firme, pensamento lúcido, deixando de lado tudo que embrutece o espírito, não se prendendo à Terra pelas ilusões do materialismo.