21 de março de 2010

Nada se deve levar a fio da espada. É preciso cultivar o raciocínio e ponderação, convivendo bem com o semelhante

Neste mundo, nada deve ser feito sem que antes seja bem pensado. Os pensamentos firmes dão segurança, a criatura faz o que projetou, e depois tem a confirmação de que agiu com acerto. Quando há vontade forte e pensamentos firmes, voltados para o cumprimento do dever, é possível realizar o que se idealiza, no momento oportuno.

Procurem se esclarecer com a explanação dos nossos princípios, através da leitura dos livros editados pelo Racionalismo Cristão. Procurem lê-los, compreendendo o seu conteúdo. Quando a pessoa tem vontade de aprender o que a Doutrina ensina, prestando atenção nessa leitura, ela desdobra-se, se esquece de si própria, porque está sob a ação daquela leitura. Não se deve ler com a mente cansada, resultante da luta pelo viver terreno. É fundamental que se leia no recôndito do lar, em momentos de calma, de tranqüilidade, que todo ser humano disciplinado deve ter. Nesses momentos de quietude, o seu espírito irradia, e estará em condições de ler, com muita atenção.

Devagar e sempre, a pessoa inteligente encontra-se a si própria, desdobrando-se, porque o espírito encarnado é força que atrai força, sendo então irradiado para o cumprimento do dever. Mas, para que isso ocorra, é preciso haver honestidade a toda prova, ter um viver limpo e sadio, compreensão, tolerância e renúncia.

Nada se deve levar a fio da espada. É necessário ter calma. É preciso raciocinar muito e saber conviver com os semelhantes, para não haver perturbações nem sofrimentos que possam alterar a boa marcha da vida. São ensinamentos que o Racionalismo Cristão oferece à humanidade, através dos livros publicados e das palavras amigas proferidas pelos presidentes em nossas Casas. São palavras cheias de valor, de compreensão, de amor pela humanidade, voltadas para o seu esclarecimento, a fim de que os seres humanos tenham a satisfação interior a que nos referimos, galgando novos patamares espirituais por seu próprio esforço.

Portanto, procurem esclarecer-se cada vez mais, porque todos os dias aparecem novas informações, uma vez que a vida não pára. Nessa evolução total, é preciso que se ofereçam amplos conhecimentos espirituais à humanidade, para que desperte, para que venha às mentes, desafiando o raciocínio, a resposta à indagação tão comum: "Por que não coloquei esses princípios em ação? Já era para ter feito isso há mais tempo! Parece que estou dormindo acordado".

Assim é a vida. Procurem compreender a razão de ser de tudo que lhes acontece, do amanhecer ao anoitecer. É preciso valorizar os momentos iniciais do dia, quando vem raiando, porque há maior clarividência nos pensamentos, facilitando o cumprimento dos deveres na vida material. Para isso alcançar, basta desenvolverem a espiritualidade, mediante os esclarecimentos proporcionados pelo Racionalismo Cristão.

Estudem a Doutrina e estarão estudando-se a si mesmos, progredindo espiritual e materialmente, o que trará tranqüilidade e felicidade para si próprios e para a família. Procurem respeitar a família, amparando-a, confortando-a, proporcionando aos seus componentes o que for necessário, para que se sintam protegidos, em harmonia e paz espiritual.

Quando entrarem nas Casas Racionalistas Cristãs, procurem pensar somente nas explanações realizadas. Esqueçam a vida material de lutas, para se refazerem, sentindo o bem-estar espiritual proporcionado pelo desdobramento dos princípios doutrinários.

A harmonia faz falta entre os homens. Haverá harmonia quando houver pensamentos elevados. Não querendo mal a ninguém, não permitindo que a maledicência e o sentimento de inveja se aproximem de suas mentes, procurando sempre realizar ações elevada e com propósitos enobrecedores.