9 de março de 2010

Buscar o equilíbrio emocional em suas vidas deve ser um objetivo dos seres humanos.

Todos deveriam adquirir o hábito salutar de ao final de cada dia, fazer uma análise de sua conduta, um exame de consciência: o que pensaram, o que decidiram, como agiram. Esse hábito leva os seres ao autoconhecimento. Uns se perguntam por que sentem grande cansaço se não trabalharam tanto fisicamente para ficar nesse estado. Outros sentem-se angustiados mas ao acordar estavam bem. É importante fazer uma análise, porque dessa maneira podem refletir se procederam errado e o que precisam mudar em seu viver.

Buscar o equilíbrio emocional em suas vidas deve ser um objetivo dos seres humanos. Quantos, por motivos fúteis, se descontrolam! Quando dão por si já estão com a voz elevada, discutindo. Depois vão refletir que não havia motivo para se importunarem, pois o problema não era tão importante quanto parecia. Aconselhamos então que não tomem decisões quando não se sentirem calmos para resolver uma questão.

Se prestarem atenção nas explanações durante as reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs, por vezes ouvindo as respostas dos doutrinadores, saberão como resolver seus problemas e entenderão por que passam por situações difíceis.

Portanto, amigos, tenham pensamentos elevados e força de vontade em ação, para que possam manter-se emocionalmente equilibrados em suas vidas. Fiquem atentos à qualidade dos pensamentos, observem se estão atraindo o que não devem para junto de si, ou para junto de seus familiares. Não se envolvam com assuntos que não lhes dizem respeito, como problemas de vizinhos e até mesmo da família, quando a solução não dependa de sua participação. Há pessoas que gostam de dar palpites sobre tudo que ouvem. Essas deveriam aproveitar o tempo ocioso e se dedicar a algo realmente útil para seu aprimoramento intelectual e espiritual. Assim sendo, dêem valor a cada minuto que viverem, para que sejam produtivos, para que tenham real valor.

Doutrinação de Antônio Cottas