15 de março de 2010

Por mais difícil que seja a luta pela vida, por mais árduo que seja esse enfrentamento, quando termina bem há sempre aprendizado.

Tudo é bom quando termina bem. Por mais difícil que seja a luta pela vida, por mais árduo que seja esse enfrentamento, quando termina bem há sempre aprendizado. Portanto, todos que lutam, que trabalham, procurem ter a energia, a coragem e o valor necessários para que tudo termine bem. Há coisas na vida que acontecem sem as pessoas esperarem, mas assim como surgem terminam. Se o espírito é esclarecido e forte, tudo aceita e tudo procura vencer. O mal de algumas pessoas é ficar remoendo o passado na mente, coisas que as fizeram sofrer. O que aconteceu de mal deve ser esquecido. Só deve ser relembrado o que se passou de bom.

Tudo é possível neste mundo, quando há sensatez, o que justamente falta a muitos seres humanos. Quem é sensato age sempre de acordo com a sua consciência, raciocinando, porque a sensatez é irmã do raciocínio. Quem raciocina age com sensatez, mas, não raciocinando, acaba sempre cometendo erros. A falta de raciocínio leva as pessoas a agir sem cautela, muitas vezes a tomar decisões que mais tarde causarão grande aborrecimento, por não terem raciocinado.

Aconselhamos que sejam moderados e ponderados, pois em todas as horas da vida é necessário haver moderação e ponderação. São moderados e ponderados os que analisam com critério todos os atos, tudo que fazem. Procurem entender isso, e vão passar a ter boa conduta, a ter uma vida sem preocupações, sem contrariedades, podendo caminhar com mais segurança.

Todos podem ser felizes, não, como já dissemos diversas vezes, a felicidade imaginária que muita gente procura nas coisas materiais, mas a felicidade decorrente da paz espiritual. Estamos sempre ensinando como devem conduzir-se. Quando teimam em levar a vida como bem entendem, satisfazendo todos os prazeres, não podem ter sossego, não podem ser bem sucedidos, não podem encontrar a tranqüilidade que tanta falta faz ao espírito.

O Racionalismo Cristão há anos procura esclarecer o ser humano, para que possa aproveitar a encarnação, para que seja frutífera sua estada na Terra, e, ao retornar ao mundo espiritual, tenha a satisfação de bem haver cumprido os deveres.

Doutrinação de Luiz de Mattos.