11 de março de 2010

Quando se estuda a evolução humana, ou seja, desde o homem primitivo até o contemporâneo, podemos ver a grande transformação no comportamento humano.

Quando se estuda a evolução humana, ou seja, desde o homem primitivo até o contemporâneo, podemos ver a grande transformação que operou em seu comportamento. O homem primitivo tinha uma consciência totalmente mística, instintivamente sabia que havia algo superior a ele e por isto atribuía ao sobrenatural todos os fenômenos da natureza.

Com a evolução da grei humana, ao atravessar a linha de tempo, veio o espírito agregando conhecimentos. Surgem os poetas, os filósofos pré-socráticos, o próprio Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Locke, Hume e muitos outros, cada um tentando compreender a origem do Universo e de todas as coisas. E cada qual deu a sua parcela de colaboração.

A fusão da filosofia e da ciência ocorreu com maior intensidade, quando Luiz de Mattos, ao estudar esta linha de tempo, analisou cada fato, cada questão, cada indagação e, através desse longo estudo, fundiu em um só bloco todo esse conhecimento, dando origem a este belo tesouro que é o Racionalismo Cristão, doutrina por excelência! A tese defendida por Luiz de Mattos é "que o Universo é regido por dois únicos elementos: Força e Matéria".

Realmente, quando aprofundamos um pouco mais os estudos em qualquer ciência vemos a constatação dessa tese, pois nenhum corpo se move a não ser sob a ação de uma força.

Dentro deste conceito, Luiz de Mattos, estudou o próprio comportamento humano, deixando registrada em sua magnífica obra a composição astral e física do ser humano, espírito e corpo, respectivamente. Esta dualidade se firma no planeta Terra para que o espírito possa evoluir. E esta evolução busca as metas que o espírito traça em seu mundo de origem ou mundo astral. Quando aqui chega, tem o dever de cumprir essas metas, e quando não as cumpre perde toda uma existência, que poderia levá-lo à um caminha ascendente.

Em pleno século XXI, a humanidade ainda caminha às cegas, sem saber de onde veio, o que veio fazer e para onde irá ou retornará.

Quando, porém, se alcança a felicidade de conhecer uma Casa racionalista cristã, depara com grandes ensinamentos de elevado descortino espiritual. Nestas horas são disseminados belos ensinamentos atinentes a espiritualidade e uma pequena centelha de luz consciente aflora no espírito, que começa a perceber coisas e fatos até então totalmente desconhecidos. É um momento em que o ser humano se sente bem, confortado espiritualmente, mesmo ainda inconsciente do que seja o Racionalismo Cristão, mas sente vontade de retornar. E a cada vez que retorna suas energias se retemperam, ampliam-se seus horizontes, e passa a ver a vida de outra forma, ou seja pela luz da espiritualidade.

Luiz de Mattos conseguiu realizar a fusão destes conhecimentos chegar à humanidade, difundindo em grande escala e proporção por esta Doutrina que eleva o espírito, que dissipa as trevas do desconhecimento espiritual, que traz o equilíbrio o todos que queiram viver com sabedoria e, consequentemente, com prosperidade e felicidade.

A Doutrina chega aos cem anos de existência, cem anos de muita luminosidade astral espargida sobre a humanidade, sempre levando conhecimentos que hoje atravessam mares e oceanos chegando aos confins da Terra.

Racionalismo Cristão é doutrina que ensina, esclarece e orienta através do seu brilho, que são seus ensinamentos. Aqueles que têm a felicidade de chegar até eles se tornam fortes e prontos para o viver terreno.

Eis o Racionalismo Cristão em marcha evolucional, sempre expandindo-se, ampliando-se. Doutrina em constante vibração e movimento, pois por ela passaram grandes espíritos, cada qual deixando seu rastro luminoso. Ainda nos tempos atuais, quantos espíritos de escol estão trabalhando para levar adiante a bandeira da doutrina de Luiz de Mattos, o Racionalismo Cristão, doutrina por excelência no que tange a espiritualidade.