5 de março de 2010

O Racionalismo Cristão é portador de uma mensagem espiritualista que unirá as pessoas

O Racionalismo Cristão é portador de uma mensagem espiritualista que unirá as pessoas pelo entendimento, pela estima recíproca e pela compreensão dos grandes problemas da vida social.

Não visa arregimentar legiões de adeptos, como quem forma rebanhos humanos. Sua finalidade é criar uma mentalidade nova e desperta, capaz de tudo estudar e aprender. É seu propósito esclarecer e soerguer cidadãos combalidos, único meio de fortalecer os corpos enfraquecidos, impelindo-os ao trabalho organizado, à disciplina racionalizada e à alegria de viver.

Moral, trabalho e evolução, eis a tríade em que repousa a vida necessária as pessoas. Dentro desses princípios é possível formar unidades de escol capazes de lançarem um nova luz no mundo, tão carente de princípios salutares em tempos hodiernos.

Pois, um mundo desprovido de princípios moralizadores como o trabalho honesto e da espiritualidade, imperam certamente o desentendimento, a malediscência, a prevaricação e outros atributos ínfimos que adjetivam uma personalidade arcaica no que concerne a espiritualismo e tampouco haverá melhoria nas relações humanas.

Se essas condições inerentes ao espírito puderem modificar a mentalidade reinante no planeta, avalie-se o que é possível esperar quando o espírito humano souber desenvolvê-las dentro da verdade ampla que não comporta sectarismo nem privilégios de raça, crença ou nacionalidade.

Entretanto, os últimos séculos têm-se caracterizado por um egoísmo terrível que nos faz compreender que a sociedade tribal está realmente muito perto de nós, tanto no físico, quanto mental, como nas formas da vida social, onde os seres humanos através de suas atrocidades revelam sua imaturidade atinente a um viver civilizado.

Portanto, a palavra de ordem no Racionalismo Cristão é trabalhar, difundir conhecimento, disciplinar o viver e espiritualizar-se sempre. Assim é, porque certos estamos de que o mundo não melhora com imprecações, mas com o despertar inteligente dos seres humanos no que tange a verdade, justiça, lealdade, amor ao próximo e união entre os povos de todas as nações.

Do Livro Prática do Racionalismo Cristão.