8 de março de 2010

Os que se deixam fanatizar demonstram não só pouca inteligência como dão maus exemplos.

O esclarecimento espiritual proporcionado nas reuniões públicas das casas racionalistas cristãs tem grande importância, pois queremos ver a humanidade caminhando com passos firmes. Pensar é atrair, e quem pensa bem só pode atrair o bem. Se soubessem pôr em ação o poder da vontade, outra seria a realidade da vida na Terra. Pensamentos elevados e força de vontade são passos importantes no caminhar da evolução espiritual.

Quem irradia bom humor favorece o ambiente em que vive. Sempre que possível, mantenham contato com a natureza. São fatores muito importantes para o equilíbrio psíquico. Assim fazendo, cresce o entusiasmo pela vida. O entusiasmo não só é útil como benéfico, pois com ele o ser humano se envolve em esperança e dá novo impulso ao viver. Todos querem progredir, mas, em certos momentos, muitos se queixam, dizendo que tudo está difícil, que tudo está cada vez pior. A culpa dos obstáculos que surgem por toda parte é dos próprios seres, que constroem dificuldades, semeiam ilusões, erguem barreiras com a incompreensão recíproca.

Nem todos querem analisar seus pensamentos e atos, procurar corrigir maus hábitos, melhorar procedimentos. Por outro lado, há os que ainda não têm discernimento para perceber a mentira, a falsidade, os sentimentos inferiores de pessoas com quem são obrigados a conviver. Infelizmente, bem poucos procuram olhar para dentro de si ou sabem raciocinar no momento preciso.

Nossas Casas estão abertas para que os seres humanos aprendam a viver e tenham condições de afastar de si a más influências. Queremos que cada um se esclareça sem fanatismo. Os que se deixam fanatizar demonstram não só pouca inteligência como dão maus exemplos na sociedade. Os racionalistas cristãos jamais se permitem tão evidente falta de raciocínio, porque a Doutrina torna clara a importância de encararem com racionalidade tudo que acontece.

Trabalha-se pelo desenvolvimento espiritual da humanidade, porém nunca, em nenhum momento, deixa-se de respeitar o ponto de vista do semelhante. O mundo é uma escola na qual todos são alunos. Estudem as lições contidas em nossos livros e sigam os bons exemplos. Os espiritualmente esclarecidos têm vontade forte, sabem pensar, usam a inteligência ao raciocinar.

Luiz de Mattos