19 de março de 2010

Os seres humanos vêm ao mundo para viverem de forma salutar, exercerem um ofício em prol de seu crescimento e aprimorarem sua espiritualmente.

Um dos preceitos do Racionalismo Cristão é que não podemos impor a nossa filosofia a ninguém, nem mesmo a nossos familiares e amigos, pois cada um segue a linha filosófica que quer seguir e o direito de ir e vir é preponderante. Nosso objetivo é chamar a atenção dos que mais precisam de orientações e conselhos espiritualistas, mostrando-lhes como se pode usufruir de um viver seguro. Mas os seres humanos possuem livre-arbítrio, que tem que ser respeitado.

Ensinamos que o pensamento tanto constrói como destrói o viver das pessoas. Esclarecemos que estarão construindo solidamente o seu futuro os que souberem pensar, enquanto o contrário acontece aos que dão pouca atenção ao poder do pensamento e da vontade, permitindo seu enfraquecimento.

Os seres humanos vêm ao mundo para viverem de forma salutar, exercerem um ofício em prol de seu crescimento e aprimorarem sua espiritualmente. A palavra morte, no entanto, é muito vaga ao definir a transitoriedade da vida na Terra, porque a chamada morte do corpo não significa o fim de tudo. Conforme as leis da natureza, após a desencarnação do espírito, tem início a decomposição do corpo físico. As moléculas vão formar outros corpos, enquanto o espírito, de acordo com essas leis naturais e imutáveis, terá de preparar-se para mais um viver terreno ou prosseguir sua evolução em plano espiritual mais elevado. Portanto, o espírito evolui constantemente e a matéria se transforma em outros organismos.

A Terra não se constitui em morada permanente para os espíritos. É um mundo-escola, necessário para que os seres humanos aprendam com as lições que proporciona. Para uns, as vindas aqui são muitas, porque não aproveitam quase nada em cada estada. Para outros, as vindas são em menor número, porque se esforçam mais, lutam pelo seu progresso espiritual e material. Supor que somente os que freqüentam as casas racionalistas cristãs conseguem evoluir é um erro. Muitos seres, mesmo não conhecendo a Doutrina, mas dotados de inteligência e de bagagem espiritual resultante das encarnações anteriores, progridem confiantes em si mesmos, sentindo a Força que os impulsiona no planeta. Outros, porém, encontrando maiores dificuldades em seu viver, precisam de orientações, necessitam de quem lhes dê apoio e ajuda para encontrar o caminho certo.

Eis a importância do Racionalismo Cristão: com nossas explanações e leitura atenta das obras que edita, as pessoas podem dar um novo rumo à vida, mas todos têm deveres a cumprir. Não importa se o que hoje sabem foi resultado da freqüência às nossas Casas, da leitura atenta dos nossos livros ou se trouxeram na bagagem espiritual. De uma ou de outra maneira aprenderam com esforço próprio, com as grandes lições do viver terreno.

O ser humano que deseja aprender, que quer evoluir, e não estacionar, está sempre colhendo uma lição, aprendendo algo novo que ignorava. Sabe que de tudo que conseguir aprender muito vai usufruir no futuro, para seu bem-estar e progresso espiritual. Por isso, onde quer que se encontre, deve dar a devida atenção ao que acontece, para ter consciência do que viu, do que ouviu e, analisando os fatos, chegar à conclusão do que é certo ou errado.

Portanto, procurem caminhar de cabeça erguida, lutar sempre e vencer. Esse é o caminho do progresso material e da evolução espiritual.

Antônio Cottas o consolidador do Racionalismo Cristão.