8 de março de 2010

A vida exige de todos valor, compreensão e respeito, respeito não só às leis universais e formais como a si mesmos.

O tempo é o melhor dos mestres. Quando as pessoas souberem pensar e raciocinar desprendidamente, muitos conhecimentos poderão alcançar, com a experiência adquirida no passar do tempo. É na luta do dia-a-dia que se aprende, que se alcançam conhecimentos para utilizar na trajetória terrena. A vida exige de todos valor, compreensão e respeito, respeito não só às leis universais e formais como a si mesmos. Onde não houver esse respeito não poderá haver tranqüilidade espiritual nem progresso material. Se os seres humanos soubessem analisar os problemas da vida, não se deixariam vencer pelas dificuldades, e poderiam obter êxito pessoal.

Sempre repetimos que a luta é destinada ao ser humano na Terra. É encontrando-se frente a frente com ela que o ser humano sairá vitorioso ou derrotado. Viver é uma arte, como o Racionalismo Cristão vem afirmando nas suas doutrinações espiritualistas, cheias de ensinamentos para os que nos vêm ouvir.

Tudo na vida pode ser resolvido harmoniosamente. Todos os problemas serão solucionados, desde que não faltem compreensão e entendimento entre as pessoas, tanto no lar, no trabalho, na escola, como nos locais onde sejam obrigadas a estar. O que é preciso é haver força de vontade e disciplina em todos os atos da vida. Observa-se a humanidade numa degradação moral sem limite. Por isso, é necessário dizer àqueles que nos ouvem que a moral está acima de tudo. Precisam compreender que devem viver dentro de princípios de honestidade, de valor, de coragem. Coragem para enfrentar as vicissitudes, coragem para vencê-las, e assim dar exemplos àqueles que estão sob sua responsabilidade. Onde não há moral não há progresso material, não há paz de espírito e nem saúde do corpo.

Os dias sempre obedecem às estações do ano. Em umas estações, os dias amanhecem mais cedo, noutras amanhecem mais tarde. Também na vida é preciso ter obediência aos horários mais adequados às tarefas que precisam executar. A disciplina tem muita importância na vida dos seres humanos. Havendo disciplina para levantar, deitar, alimentar, recrear, ter contato com pessoas amigas e para trabalhar, terão saúde e alegria de viver. A indolência, a preguiça e o pouco caso por um viver honesto geram desentendimentos entre os seres, resultam no retardo espiritual.

Trabalhar pelo esclarecimento da humanidade é a palavra de ordem desta Doutrina. É necessário que os seres humanos aprendam a viver, saibam conduzir-se honestamente, trabalhando, produzindo, para que haja felicidade e tranqüilidade espiritual.

O tempo passa e a Doutrina segue dando lições ao mundo, para que a humanidade desperte. Os conhecimentos que o Racionalismo Cristão difunde em suas Casas nunca foram tão necessários como nos dias de hoje. Então, venham ouvir nossas explanações, mesmo por curiosidade. Elas dão esclarecimentos benéficos através da palavra, para que prossigam evoluindo com a consciência do dever cumprido.

Doutrinação de Luiz de Mattos