1 de maio de 2010

Espiritualidade é o somatório dos atributos superiores do espírito, portanto da necessidade do aprimoramento contínuo.

Ensina a doutrina racionalista cristã que, sendo vibração do espírito, o pensamento bem irradiado é de grande valia para sua evolução. Quanta infelicidade é semeada por maus pensamentos! Quantos benefícios espirituais podem ser colhidos quando se pensa com elevação de sentimentos! É muito triste constatar-se o desequilíbrio psíquico de boa quantidade de pessoas numa época de tanto avanço material, de descobertas que chegam mesmo a assombrar os seres humanos de maior percepção.

Por ser a espiritualidade o somatório dos atributos do espírito, percebe-se que a humanidade está muito aquém do nível necessário ao caminho da evolução. São raros os seres que investigam os porquês da existência. O Racionalismo Cristão, ao explanar de forma clara seus princípios espiritualistas, ajuda os que procuram entender a realidade da vida. De posse desses conhecimentos, passam a usufruir uma vida mais amena ao colocá-los em prática. Os esclarecidos vivem com retidão, assumem uma atitude de elevação espiritual, dão exemplos aos que caminham sem rumo, por não terem noção do que vieram fazer na Terra.

Viver é trabalhar, é produzir, é criar. O pensamento tem valor fundamental na vida; quanto mais as pessoas souberem pensar corretamente, maior é a luz espiritual. Ao se conhecerem como Força e Matéria, passam a evitar os erros que antes cometiam, deixam de sofrer as influências dos maus ambientes. O Racionalismo Cristão nada condena; quer ver a humanidade esclarecida, livre das imperfeições de toda natureza, dos sofrimentos que pode evitar.

Convidamos todos ao estudo de nossas obras literárias e a frequentarem as casas racionalistas cristãs. Venham com vontade de aprender, pois ouvirão lições valiosíssimas. Postas em prática, muito irão colaborar para o engrandecimento espiritual e o progresso material. Os que estudam a Doutrina sentem-se amparados no aprimoramento contínuo dos próprios atributos e conseguem levar adiante seus ideais.

Doutrinação de Luiz de Mattos Fundador do Racionalismo Cristão