13 de maio de 2010

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina fácil de entender principalmente quando o estudioso é adepto da razão e bom senso

A finalidade do Racionalismo Cristão é esclarecer a humanidade, despertando-a para a vida real, é fazer com que ela se reconheça como Força e Matéria, ou seja, corpo e espírito, para poder caminhar com segurança e realizar a sua evolução neste mundo. A evolução, tanto a espiritual quanto a material, deve ser feita com mais segurança e, sobretudo, com a consciência do dever a cumprir, única maneira de serem felizes neste mundo de lutas em benefício do aprimoramento da espiritualidade.

O conhecimento e a prática da doutrina fazem um bem enorme ao corpo e ao espírito. Ela ensina a viver racionalmente, apontando o caminho que deve ser seguido, sem desvios. Claro que o ser humano encontra pela frente muitos obstáculos para dificultar-lhe a passagem. Se considerar, porém, que são necessários à evolução do espírito encarnado, enfrenta-os corajosamente e acaba por triunfar sobre eles.

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina fácil de entender, principalmente quando o estudioso faz trabalhar o raciocínio para não a tornar complicada, sendo adepto da razão e bom senso. É a Doutrina uma fonte de ensinamentos sobre a vida espiritual de extraordinário valor. Ela orienta para evitar os desvios que tanto dificultam a marcha do progresso. A ignorância tem levado muitas criaturas à falência moral, porque não sabem equilibrar-se e vão-se deixando levar pela onda avassaladora dessa vida desregrada, dessa vida infeliz, dessa vida pobre de conhecimentos de si mesma. Por isso aconselhamos aos que vêm às nossas Casas que estudem, que não se limitem a ouvir e aceitar o que no momento lhes agrada, porque aliviou o seu sofrimento depois de recuperada a saúde, depois do espírito aliviado. Recuar é um crime: podem ter certeza de que aquele que se esclarece e recua e abandona aquilo que gratuitamente lhe pertenceu está arriscando a própria felicidade e até a própria vida. Por isso esclareçam-se, procurem viver uma vida sã, ver onde está a Verdade e aceitá-la tal qual a explanamos dentro de princípios de sã moral, de uma vida feliz, tranqüila, de uma consciência a toda prova, para que possam compreender que ela não é só de flores, de satisfações, de alegrias: é também de tristezas.

É necessário que todos saibam vivê-la dando valor ao que valor tem. Se é preciso sofrer, porque o sofrimento bateu à porta, sofra-se, mas com coragem, com valor, para vencê-lo. Se os momentos são de alegria, de satisfação, saibam também vivê-los, cultivando a felicidade dentro do possível, certos de que este mundo é cheio de altos e baixos, cheio de desilusões, de desgostos e de surpresas agradáveis e desagradáveis. Por isso a Doutrina aconselha a que todos se esclareçam e procurem acertar seus passos na vida lendo, estudando e aprendendo tudo que de bom ela lhes oferece graciosamente.

Luiz de Mattos Fundador do Racionalismo Cristão