13 de maio de 2010

Colaboração requer desprendimento e boa vontade. Esse comportamento faz com que tudo comece, caminhe e termine de forma satisfatória.

Para conseguirem resultado favorável em qualquer atividade, é preciso que todos que dela participam colaborem. Nada poderá andar bem se não houver colaboração mútua. Colaboração requer desprendimento e boa vontade. Esse comportamento faz com que tudo comece, caminhe e termine de forma satisfatória.

Se há muito a modificar num mundo de tanta discórdia, é importante que pensem, raciocinem, separem o certo do errado e colaborem, cada qual no seu mister. Não é tarefa somente para o responsável por um empreendimento. É tarefa de todos os envolvidos, o que exige conscientização do papel a cada um reservado.

Muito se comenta, muito se critica. Infelizmente, críticas e comentários nem sempre são construtivos. Comentários desairosos e críticas infundadas causam transtornos, às vezes irreparáveis, em qualquer realização. Desestimulam os que querem colaborar, minam a confiança de quem participa, dificultam a conquista dos objetivos.

Os porta-vozes do descontentamento nunca estão satisfeitos com coisa alguma, são incapazes de colaborar no saneamento daquilo que criticam. Sabem somente criticar. A eles se juntam os egoístas, os invejosos, os vaidosos, também incapazes de participar de uma tarefa em comum, em que os laureados sejam todos. Isso os incomoda. As críticas infundadas são justamente as que mais concorrem para que as coisas boas não aconteçam.

Sabemos muito bem o que é ter responsabilidade por algo na vida. Os descontentes aparecem em qualquer ocasião, e os descontentes, em geral, são os menos dignos de consideração. Para alguém merecer consideração e respeito, deve impor-se com atos adequados. Por isso, os eternos descontentes nunca se impõem. Querem usufruir o máximo sem prestar qualquer contribuição. Assim procedendo, só atrapalham a marcha do progresso.

Tudo, todavia, vem a seu tempo. Os que hoje não gostam de colaborar, amanhã concluirão que estão errados e modificarão a maneira de agir. Então, nada melhor do que saírem logo em campo, trabalhando, colaborando, conscientes do que é correto. Estarão dando um grande passo no caminho da evolução individual e colaborando para que a humanidade avance na direção da espiritualidade.

Doutrinação de Luiz de Mattos Fundador do Racionalismo Cristão