13 de maio de 2010

Uma vida bem vivida, bem aproveitada, traz vantagens para o patrimônio espiritual, que nem sempre são percebidas.

Uma vida bem vivida, bem aproveitada, traz vantagens para o patrimônio espiritual, que nem sempre são percebidas. Sabemos que o espiritualista tem o dever de se diferenciar dos que desconhecem a Verdade sobre a espiritualidade. A leitura de obras sérias e bem escritas vão lhe proporcionar conhecimentos novos, proveitosos, que, com o correr dos anos, irá armazenando. Esta Doutrina tem obras que levam ensinamentos ao ser estudioso, aquele que diante de um livro se entrega à leitura com interesse e atenção.

Quando encarnam neste mundo, os seres já têm uma bagagem evolutiva, e vêm para adquirir maiores conhecimentos espirituais. Se tiverem a felicidade de conhecer esta Doutrina e de estudá-la, irão pôr à prova o que vão integrando ao seu patrimônio espiritual. A Terra é uma escola onde os seres humanos vêm aprender. Então, é preciso que ponham à prova a aprendizagem, não permanecendo hoje como eram no passado. É necessário que os espíritos estejam atentos, pesquisando sempre, avaliando tudo.

Os livros aí estão; palavras apenas e retórica não adiantam. O que adianta é conhecerem os Princípios da Doutrina e as leis que regem o Universo. Nós sabemos perfeitamente que nem todos os espíritos estão ainda à altura de compreender a Doutrina. Então, comecem fazendo questão de ser honestos, honrados, valorosos e verdadeiros, não mentindo nunca, porque a mentira é sempre prejudicial.

Quando for possível, avancem em estudos espiritualistas, mas não precisam ir além do razoável. Estudem a Doutrina sem fanatismo, mas com desvelo, sempre que for possível. Usando o raciocínio, poderão pôr em prática, na vida cotidiana, os ensinamentos que recebem. Em nossas Casas só não aprendem os que são indolentes ou se descuidam. Temos certeza de que, se não for nesta, em outras encarnações irão melhorar. Mas, se aproveitarem o tempo e as lições, podem começar já e não deixar para amanhã o que pode ser aprendido hoje.

Trabalhem com denodo, pois os que trabalham não têm tempo de imiscuir-se em coisas sem valor, deixam de lado a vida alheia, esquecem as mazelas do mundo, lutam para vencer. Compenetrando-se do que estão fazendo, os espíritos evoluem, para entrar em nova fase numa próxima encarnação.

Doutrinação de Luiz de Mattos fundador do Racionalismo Cristão