13 de maio de 2010

Reflexão, prudência e comedimento nos pensamentos e nas ações apontam caminhos seguros e evitam erros desnecessários.

Aconselha o Racionalismo Cristão que as pessoas sejam ponderadas e moderadas, porque é através da ponderação e da moderação que podem sair vitoriosas na luta pela vida. Reflexão, prudência e comedimento nos pensamentos e nas ações apontam caminhos seguros e evitam erros desnecessários. Portanto, ponderação e moderação são virtudes a serem exercitadas continuamente pelos seres humanos; precisam entender que às vezes devem saber esperar para acertar, que é preferível calar-se para bem avaliar os procedimentos dos semelhantes.

A consciência do cumprimento do dever também é fator relevante na existência dos seres humanos na Terra. Objetivos claros que façam o espírito acumular vivências em sua bagagem evolutiva é compromisso firmado por todos nos mundos de estágio. Assim sendo, aproveitem bem o tempo, realizando o máximo que puderem tanto no meio familiar quanto no âmbito social e de trabalho, pois estarão fazendo para si mesmos.

Esses ensinamentos e muitos outros o Racionalismo Cristão explana desde 1910 em suas Casas. Caso uma ou outra pessoa resolva não seguir os princípios doutrinários nada mais faz do que cumprir o que seu livre-arbítrio determina.

Respeitamos de forma incondicional o que o ser humano pensa e quer. Terá de arcar com a responsabilidade dos atos impróprios praticados, como consequência da falta de critério no proceder. Temos satisfação quando alguém procura acertar e lamentamos a forma de ser dos indiferentes.

O Racionalismo Cristão tem por fim a espiritualização da humanidade, o seu bem-estar. Sabemos que perfeição humana não existe na Terra. Evitar erros e praticar o bem, com ponderação e moderação nas atitudes e palavras, devem constituir o objetivo do ser humano como espírito encarnado em evolução no planeta.

Antônio do Nascimento Cottas