5 de maio de 2010

A sistemática da evolução enquadra-se no regime das leis naturais e imutáveis que são absolutamente iguais para todos.

Enquanto o ser humano não adquirir pleno conhecimento de si mesmo como Força e Matéria, ou seja, corpo e espírito, nenhuma indagação filosófica poderá exercer influência decisiva no apuramento de sua conduta individual.

–––––––

No Universo não há nada de novo e também nada se perde. Tudo nele está criado. Há, somente, transformações da Matéria e evolução da Força. Nenhuma lei natural falha, inclusive a da evolução.

–––––––

Já é tempo de a humanidade entender que não existem conhecimentos secretos. Existem, isso sim, interesses secretos, inconfessáveis, e por causa deles a Verdade tem sido duramente sacrificada.

–––––––

O espírito é Força, é Inteligência, é Poder, com iniciais maiúsculas. Todos, sem exceção, estão sujeitos aos mesmos princípios, às mesmas regras, ao mesmo processo evolutivo. Não há espíritos privilegiados, como seriam os deuses e seus supostos filhos.

–––––––

A sistemática da evolução enquadra-se no regime das leis naturais e imutáveis que são absolutamente iguais para todos.

–––––––

Todo mal cresce de vulto quando praticado conscientemente, e os que assim procedem terão, sem nenhuma dúvida, um triste e doloroso despertar.

–––––––

A ninguém é solicitado mais do que pode dar. O bom uso do livre-arbítrio está dentro da capacidade de cada um. Por que, então, cometer erros que fazem da vida um tormento?

–––––––

A mística do perdão para os crimes, falcatruas e prevaricações não tem qualquer sentido na vida espiritual.

–––––––

O valor do indivíduo principia onde começa o domínio de si mesmo. Não existem perdões no plano espiritual nem deuses para perdoar.

–––––––

É o caráter um dos mais ricos e preciosos bens do espírito.

–––––––

As sociedades bem constituídas têm como base, como fundamento, como suporte a família.

–––––––

Aos que se casam é indispensável a compreensão dos deveres e direitos de cada cônjuge, que não são, em regra, iguais, mas complementares.

–––––––

Como os erros são fáceis de cometer e difíceis de reparar, impõe-se, para evitá-los, a permanente vigilância do ser humano sobre si mesmo.

–––––––

A infidelidade e a prevaricação são atos que, além de ferirem a decência, mancham, indelevelmente, a conduta traçada no plano espiritual para uma encarnação.

–––––––

Aos componentes de um lar jamais deverão faltar a serenidade e o bom humor, cujo cultivo é da maior necessidade.

–––––––

O lar exige de seus integrantes desprendimento e tolerância.

–––––––

Uma das grandes virtudes humanas consiste em saber respeitar o ponto de vista alheio e jamais perder o hábito da polidez.

O homem precisa contribuir com uma parcela de esforços tão pesada quanto a da esposa, para manter a união e a unidade da família.

–––––––

Os filhos precisam ouvir os ponderados conselhos paternos para se premunirem contra os riscos e perigos a que vão ficar sujeitos no curso da vida.

–––––––

A remodelação da humanidade começa pela remodelação dos costumes da família. Daí, a necessidade de serem elevados, sempre e sempre, os índices de constituição da família, para que as nações possam ter uma direção à altura do seu desenvolvimento espiritual e da sua consciência moral.

–––––––

O bem-estar e a felicidade de um povo facilmente se aferem pelos sentimentos que o prendem ao lar e à família. Os que se recusam, sem motivo sério, a constituí-la, faltam aos seus deveres, ofendem a sociedade e não podem ser considerados bons cidadãos.