6 de maio de 2010

A dignidade dos povos está em sua civilização e nunca na desordem. A desordem jamais será favorável ao progresso humano.

Quando sentirdes que falha o vosso ânimo, que se enfraquece a vossa vontade e que um desânimo se apodera de vós, levantai bem alto o pensamento, desprendei-vos de tudo que na Terra vos possa perturbar e procurai dar ao espírito a paz de que ele carece para suportar as vicissitudes da vida.

Todos, neste mundo, têm os seus reveses; todos têm os seus sofrimentos; todos têm uma cruz a carregar. Para alguns, ela será leve, talvez, mas para outros será muito pesada, por motivo das dívidas espirituais adquiridas nas encarnações anteriores. Mas o dever de todos é carregá-la, sem revoltas, sem desânimos e sem vacilação.

Um espírito esclarecido e de vontade forte encara a vida como a vida é. Não espera senão aquilo que ela lhe pode oferecer neste mundo.

É ilusão, é engano, quererem as criaturas que a vida neste mundo seja de compensações e alegrias. Não é isso possível. Aqui estão para lutar, e toda a luta origina sofrimentos, mas estes devem ser vencidos ou atenuados, sem vacilação, com ânimo sempre forte e uma vontade férrea para o bem.

A vontade é tudo, quando a criatura a sabe manobrar para o bem.

O Racionalismo Cristão fortalece os espíritos. Um espírito fortalecido é um espírito vitorioso. Um espírito de vontade fraca, é um vencido.

Caminhem, pois, com passo firme e de fronte sempre levantada, não se deixem abater, porque o abatimento não faz parte do ser esclarecido; seja qual for o sofrimento, seja qual for a dor moral que venha a atingir um espírito esclarecido, ele deve tudo enfrentar e tudo vencer com sobranceria e com valor.

O mundo é dos fortes, mas não queremos referir-nos aos fortes do corpo, àqueles que têm musculatura desenvolvida, não; o mundo é daqueles que têm fortaleza e valor espiritual.

No Racionalismo Cristão não há, absolutamente, lugar para fraquezas; todos devem saber lutar, trabalhar; todos devem andar para a frente convictos de que da luta hão de sair vitoriosos.

O Racionalismo Cristão procura fazer compreender àqueles que às suas Casas vêm a necessidade que há de estudar, pensar e raciocinar, para saberem separar o joio do trigo, criar a sua personalidade espiritual para poder enfrentar as intempéries da vida, para poder compreender e solucionar os problemas que a própria vida oferece.

Observamos, porém, que há criaturas que se negam a raciocinar, que interpretam mal a Doutrina e até deturpam os ensinamentos aqui recebidos.

As nossas Casas abrem as suas portas para receber toda gente, sem exceção, de todas as classes sociais, e a todos é dado o trato que merecem, dentro das boas normas de educação.

Pugnamos pelo bem geral de todos, pela sua felicidade, irradiando sobre as criaturas força espiritual, ânimo e valor para poderem vencer na luta pela vida. Pugnamos sempre pela paz, porque só um espírito sereno pode estar lúcido para cumprir o seu dever. As revoltas, as palestras inflamadas, as discussões e as rebeliões só trazem perturbação ao espírito e, portanto, descontrole e avassalamento.

Uma criatura revoltada é, mais dia menos dia, uma avassalada. O Racionalismo Cristão nunca defendeu ideologias. Ele quer criaturas honestas e espiritualistas. Sempre aconselhamos àqueles que nos procuram que tenham cuidado, que estudem, que pensem bem, porque só pode haver progresso quando se vive em paz e harmonia, em todo mundo. Repugna aos espíritos a maneira como muitas criaturas inteligentes se conduzem, pensando que há segredos no mundo. Mais hoje mais amanhã, tudo é visto, tudo se sabe.

Todas as criaturas têm direito de progredir e de subir na vida, mas nunca por meio de revoltas, de distúrbios, de palestras inflamáveis contra a ordem.

Todas as criaturas são livres e podem pensar como entenderem; mas dentro do Racionalismo Cristão têm por obrigação raciocinar muitíssimo para que não cometam erros graves de que mais tarde podem se arrepender, e já será tarde demais.

A dignidade de um povo está na sua civilização, mas não e nunca na dissolução, na revolta e na desordem. A desordem traz confusão e não pode nunca ser favorável ao progresso.

Todos devem progredir espiritual e materialmente. E todo aquele que trabalha e possui noção da honra e do dever progride, invariavelmente, é feliz, e sente-se bem.

Do Livro Clássicos do Racionalismo Cristão