7 de maio de 2010

Espiritualismo é o movimento que conduz o ser humano ao aperfeiçoamento da sua natureza espiritual

Espiritualismo nem sempre quer dizer espiritualização, enquanto que a Doutrina Racionalista Cristã cuida, exclusivamente, da evolução humana, com seguro apoio no espiritualismo, por meio de ação prática, proveitosa e consciente.

Espiritualismo é o movimento que conduz o ser humano ao aperfeiçoamento da sua natureza espiritual, quando consegue reformar a sua diretriz na vida, enquadrando‑se nos padrões de uma conduta sã, limpa, apurada, tolerante, compreensiva e renunciante.

Muitos há que são espiritualistas, sem terem podido filiar‑se ao Racionalismo Cristão, por circunstâncias eventuais, mas seguem os seus preceitos de retidão e de caráter, e se sobressaem no mundo, pelas suas atuações elevadas e criteriosas.

Reconhecendo tal evidência, proclama o Racionalismo Cristão que não pretende que só os que estão alistados em suas fileiras sejam espiritualistas, mas todos aqueles que tiverem independência espiritual para aceitar os Princípios verdadeiramente cristãos, à luz da Verdade, pondo‑os em prática.

Pelas suas obras os conhecereis ‑ afirmou o grande Nazareno. Esta afirmativa tanto serve para assinalar os espiritualistas, como os que o aparentam ser e não são.

O Espiritualismo é revelado muito mais por obras do que por palavras; e neste caso, quando se diz obras diz‑se ação bem intencionada, procedimento modelar nas horas difíceis, conduta superior no desempenho das responsabilidades.

Do Livro Ao Encontro de Uma Nova Era