13 de maio de 2010

O ser que se presta a ser um instrumento do bem é sempre um ser cordato, nobre, valoroso, à serviço da humanidade.

Dentro da sociedade, os fatores que distinguem um indivíduo dos semelhantes são as características do seu espírito. O ser que se presta a ser um instrumento do bem é sempre um ser cordato, nobre, valoroso, à serviço da humanidade.

Nada mais belo do que esses fatores espirituais que caracterizam a criatura digna e de bom senso. Muitos fatos desagradáveis que acontecem pelo mundo afora deixariam de existir, se os seres humanos respeitassem os semelhantes e cultivassem a verdade.

A História aí está mostrando, através do que os homens do passado escreveram, que quando a verdade deixa de se fazer presente, os distúrbios, as guerras, as infelicidades se alastram.

É preciso que os seres humanos cultivem sempre a verdade e o espírito de justiça, e que se elevem em sentimentos, para poderem estar bem assistidos. A boa assistência se faz sentir no ambiente, e todos que se espiritualizam sabem perfeitamente disto.

Quando está bem assistida, a criatura sente-se satisfeita consigo mesma e também com o semelhante. Tem pensamentos elevados, sabe como trilhar por caminhos certos e seguros, e se distingue das demais, não com vaidade ou prepotência, mas pelos atos que pratica, sempre em defesa da verdade. Nós desejamos que todas cresçam em sentimento de justiça, que se aprimorem, que saibam ser realmente nobres, trabalhadoras, honradas, virtuosas.

A leitura dos livros que o Racionalismo Cristão edita transmite tudo de que precisam para progredir. Agindo conforme os Princípios explanados, aos poucos irão eliminando as coisas fúteis que embrutecem o espírito. Sabemos perfeitamente que no mundo em que vivem há muita futilidade perturbando os seres que não estão esteados nos Princípios da Doutrina.

Apreciamos aqueles que se dignificam pelo trabalho, pelo bom senso, pelo valor, pela disciplina. Os que compreendem o significado dos Princípios, põem-nos em prática e são felizes. Quem procura nossas Casas encontra sempre algo que beneficia, que ajuda, que conforta. Esse conforto se traduz na boa assistência, que pode perdurar na vida cotidiana, se os conselhos ministrados forem aceitos.

Os parentes queridos e os demais seres, todos, são irmãos em essência, têm a mesma fonte de origem, encarnaram para lutar e vencer. Então, dignifiquem a vida, dizendo sempre a verdade, porque distorcer os fatos é um crime. É necessário analisar as situações, para que através dessa análise se compreendam e se estimem.

Procurem avançar em conhecimentos, progredindo sempre um pouco mais, dia após dia. Assim, com esse avanço, irão caminhando para uma vida melhor no planeta Terra. Se às vezes tudo parece confuso, se há muita coisa desagradável, então que parta das criaturas mais esclarecidas a vontade de acertar, porque dessa forma não estarão concorrendo para que aconteçam fatos desagradáveis.

Luiz de Mattos fundador do Racionalismo Cristão