7 de maio de 2010

A verdade está em toda parte, mas para chegar a conclusões acertadas é necessário analisar os fatos.

Neste mundo de ilusões e fantasias, onde a Verdade tem que ser procurada, predominam as falsas aparências, o que é quimérico, passando o indivíduo a viver no mar tumultuoso da dúvida e incerteza.

Ninguém pode conhecer toda a Verdade, por envolver ela a Ciência Total, em qualquer sentido, mas cada um pode conhecer parcelas importantes dela, na medida do seu entendimento, do seu saber, da sua capacidade espiritual de absorção.

O conhecimento da Verdade não é negado a ninguém que o procure, porque ela é o mais profundo manancial da Vida. Na marcha evolutiva todos vão ganhando, dia a dia, maior conhecimento da Verdade, na proporção do progresso espiritual que for manifestado.

O Racionalismo Cristão sendo, como é, uma Doutrina essencialmente espiritualista, expõe a Verdade claramente, sem subterfúgios, na divulgação dos seus ensinos. Alguns podem, de início, sentir‑se um pouco chocados com a dureza da realidade mas, diante da sinceridade dos argumentos, acabam se familiarizando com ela, e tornam‑se, por fim, fervorosos anelantes do seu conhecimento.

Diz‑se por aí que a Verdade nua e crua dói, quando é apontada, embora para fins corretivos. É assim, realmente. Mas essa dor é benéfica, cicatrizante, balsâmica, e vale a pena suportá‑la, pelo bem que faz.

Houve um tempo em que se acreditava que a Terra seria chata e que o Sol girava em seu redor. Quando a verdade resplandeceu mostrando que a Terra é quase esférica e gira em tomo do Sol, estabeleceu‑se pânico na igreja ditatorial da época. Era a Verdade contrariada e perseguida pela própria igreja!

A teoria verdadeira desse movimento, descoberta por Copérnico, foi condenada pelo "infalível" Papa Paulo V, que a declarou contrária ao texto das Escrituras Sagradas. Mais tarde Galileu, também baseado em estudos científicos, confirmou a Verdade demonstrada, anos antes, por Copérnico, e tão graves foram consideradas as suas declarações verdadeiras, que lhe valeram as maiores perseguições do clero dominante.

Em 1632, Galileu reuniu, num livro, todas as provas da Verdade encontradas no sistema de Copérnico e foi, por essa razão, condenado à fogueira pela "Santa Inquisição", só escapando desse martírio por sujeitar‑se a, de joelhos, abjurar, perante o Tribunal Inquisitorial, a sua pretendida "heresia"! Não contentes com isso, mantiveram‑no cativo, ou sob rigorosa vigilância, até o fim de sua existência terrena.