17 de abril de 2010

O Racionalismo Cristão é um conjunto de ensinamentos espiritualistas completo, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo

O Racionalismo Cristão é uma doutrina espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste planeta-escola, que é a Terra. Racionalismo Cristão expressa a conjugação de dois conceitos norteadores que exprimem todo o conteúdo filosófico da Doutrina.

O primeiro – RACIONALISMO – está ligado ao procedimento dentro do raciocínio, da lógica e da razão. Temos de buscar a razão através da ação do raciocínio ou do pensamento bem orientado. O raciocínio, trabalhado com profundidade e apuro, é esclarecedor, quando elevado, e seu uso criteriosamente esmerado é prática que conduz a conclusões acertadas sobre a vida. Raciocinar com consciência é promover bases sólidas para alcançar as convicções verdadeiras, é desvendar, é encontrar o que se procura no emaranhado das ideias.

O segundo conceito – CRISTÃO – associado a RACIONALISMO, completa o sentido revelador da Doutrina: um código de conduta que reúne princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo. Quando dizemos código de conduta, referimo-nos ao procedimento da pessoa perante a coletividade e a si mesma. Ser racionalista cristão é viver a vida terrena sob normas espiritualistas do mais alto padrão. É saber preparar o espírito para a vida presente e futura como ser esclarecido, consciente do seu estado e das suas condições espirituais.

Nos princípios racionalistas cristãos consolidam-se conceitos e orientações de comportamento íntegro para as pessoas que o queiram seguir. O conhecimento da vida real é um processo contínuo de estudo. Por isso, o Racionalismo Cristão faz um apelo eloquente e constante ao estudo e ao raciocínio, no sentido de que a humanidade compreenda a necessidade imperiosa de se entregar a perseverante esforço, para se tornar cada vez melhor. Este livro, dentro de sua natural simplicidade, é bem profundo e deve ser visto pelo leitor como um alicerce de conhecimentos espiritualistas, cujo vigamento é forçoso erguer por esforço próprio.

Trata-se de trabalho sério de pesquisa e elucidação para leitura e consulta, capaz de abrir novos horizontes, com a amplitude da visão panorâmica que coloca diante dos olhos perspectivas que poderão contribuir para imprimir nova orientação à vida, e fazer com que ela se modifique, a cada passo, para melhor, alcançando um sentido mais prático, mais amplo, mais objetivo, mais seguro e autêntico.

O Racionalismo Cristão é um conjunto de ensinamentos espiritualistas completo, porque transmite ao ser humano o conhecimento de si mesmo, sendo capaz de mostrar-lhe o que há de mais importante e fundamental – o próprio eu – remoto, presente e futuro, de que dependem a saúde, o bem-estar, a felicidade, e com isso, um mundo menos agressivo, menos intolerante, mais justo e compreensivo.

Hoje, como no passado, os que estudam os problemas e os conflitos humanos sabem que a educação espiritual poderá fazer de cada pessoa um ser pacífico e honrado. Para isso, entretanto, há necessidade de apagar do senso comum o irrealismo em que vivem muitas delas. É indispensável que se desfaçam das ideias e dos ensinamentos inexatos sobre a existência, que tanta confusão têm produzido naquelas que buscam o entendimento dos fatos transcendentais da vida.

É triste que isso ainda aconteça, uma vez que de posse de tão úteis e necessários, de tão valiosos e imprescindíveis conhecimentos, não andaria o ser humano, há muito tempo, a querer proteção e amparo de entes divinais, porque teria aprendido a confiar em si próprio e a buscar amparo e proteção no poder imenso e invencível da sua força de vontade e dos seus bons pensamentos.

Não pense o leitor que o Racionalismo Cristão faz, com a publicação deste livro, alguma revelação inédita. Desde a Antiguidade até a era em que vivemos, o espiritualismo é objeto de estudos de filósofos, de pesquisadores, de intelectuais, inclusive de mulheres e homens da ciência desejosos de colocar a humanidade a par do que há a respeito da vida espiritual, como o médico brasileiro Antônio Pinheiro Guedes, autor do livro intitulado Ciência espírita, um ensaio médico-filosófico que contribuiu, dentre outros estudos de várias escolas filosóficas, na codificação do Racionalismo Cristão.

Nessa codificação de princípios, o Racionalismo Cristão afirma ser o Universo composto de Força e Matéria. A Força – que incita e movimenta todos os corpos (Matéria) – é o princípio inteligente que interpenetra todo o Universo. Esse princípio inteligente é compreendido pela maioria das pessoas como Deus, que o Racionalismo Cristão prefere denominar Força Criadora, Grande Foco ou Inteligência Universal, da qual somos uma partícula que contém os mesmos atributos em forma latente, para serem desenvolvidos e aperfeiçoados nas inúmeras existências por que passamos na Terra.

Do Livro Racionalismo Cristão