8 de abril de 2010

A expansão do rol de amizades favorece não apenas ao crescimento pessoal, mas proporciona intercâmbio de conhecimentos.

Os amigos são de grande importância na formação de nossa personalidade, na criação de nossos hábitos, na organização de nossa vida, enfim, são esteios importantes durante a nossa encarnação.
A verdadeira amizade vem sempre acompanhada por boa dose de altruísmo e generosidade. Fortalece e motiva as pessoas, tornando mais fácil o convívio diário e estabelecendo metas e interesses comuns. O Racionalismo Cristão nos ensina que devemos "apurar ao máximo o sentimento fraternal da amizade para com as pessoas de bem, com a finalidade de intensificar a corrente harmônica afim do planeta, em benefício comum". Quando estabelecida, a amizade passa a significar a mais sublime e despojada forma de amor, resistindo às mais duras provas que a vida nos impõe.
A amizade se constrói através da disponibilidade para a convivência, com momentos compartilhados, de forma real ou até virtual. Um telefonema, um bilhete, uma carta, um e-mail. É claro que nada supera uma conversa no banco da praça ao cair da tarde, o abraço apertado e a alegria de estar frente a frente, conversando e colecionando ideias e gargalhadas. Momentos inesquecíveis são importantes para se criar laços. Mas a tecnologia está aí, a nosso favor, e nos permite otimizar também este importante e profícuo campo do relacionamento e prazer humanos. Participando das comunidades RC, por exemplo, também é possível sentir a gostosa sensação de bem estar que só uma roda de amigos pode proporcionar.
As relações planetárias de troca são imprescindíveis. Necessitamos e devemos eleger amigos para dividir nossas alegrias, dúvidas, aflições, sucessos. Quem conhece o doce sabor da amizade não esquece jamais.

A magnífica contribuição do Racionalismo Cristão

O Racionalismo Cristão nos ensina que o ser humano só poderá ser plenamente feliz e viver em paz consigo próprio, com a vida, com a natureza e com a humanidade, dentro de uma autoeducação com visão holística e integradora, sem os condicionamentos dogmáticos e sectários que dividem e separam os seres humanos de todas as raças, povos e nações, tanto no Oriente como no Ocidente.
Numa linguagem apropriada aos dias atuais, vem contribuindo muito para o desenvolvimento desta consciência holística, individual e coletiva, sem violentar a liberdade individual de pensar e de escolher o próprio caminho para o autoconhecimento e a autorrealização como espírito ou partícula da Inteligência Universal em expansão, na construção da plenitude existencial rumo à plenitude da Inteligência Universal .
Deste modo, a convicção adquirida e consolidada através do Racionalismo Cristão, convicção não imposta, mas construída através da autoeducação, esclarece e conscientiza que o espírito é uma força agente cocriadora, e integrante do processo dinâmico da Vida Inteligente Universal, evoluindo ao longo de um contínuo histórico através de vidas sucessivas, na construção e reconstrução do próprio destino. Nesta perspectiva cada espírito encarnado, sente a realidade existencial com maior amplitude, eliminando toda e qualquer reação instintiva de medo diante dos grandes desafios da vida. Assim sendo, o espírito encarnado adquiri e desenvolve a plena lucidez e discernimento, com amplo entendimento das possibilidades de interação entre encarnados e desencarnados, segundo os princípios universais da lei de afinidade, sintonia e ressonância.
Através do Racionalismo Cristão, as leis naturais e imutáveis que regem a tudo e a todos, torna-se uma evidência incontestável, com profunda repercussão no comportamento ético individual e com reflexos no coletivo, podendo auxiliar nas transformações político-sociais, econômicas, culturais, éticas, espiritualistas, educacionais, e também contribuir para o despertar de uma consciência ecológica, holística, harmônica e unificadora, objetivando a paz individual e coletiva, indispensável para a implantação de uma nova era baseada na ética cristã.

Do Livro Reflexões Racionalistas Cristãs.