7 de abril de 2010

A compreensão espiritual é interior e deve acontecer num processo de aprendizagem prático e gradual.

Viver a verdade que contemplamos

A verdade não está somente nas palavras. A verdade não pode ser alcançada pelo mero conhecimento de informações, sejam elas quais forem. A compreensão espiritual é interior e deve acontecer num processo de aprendizagem prático e gradual. Não se pode "obter" a verdade, como se ela estivesse somente na leitura do livro básico, na organização racionalista cristã ou somente no conhecimento da literatura racionalista cristã. Precisamos transformar-nos, gradualmente, na sabedoria que buscamos. Através do raciocínio, da vida limpa e da conduta correta, devemos reconstruir a nós mesmos com a substancia da verdade que procuramos contemplar.

Um novo padrão de comportamento

Certos filmes e novelas promovem o sexo pelo sexo e a violência pela violência. A indústria do entretenimento faz centenas de milhões de pessoas passarem o seu tempo livre vendo continuamente cenas de violência e sexo gratuito. Pensamentos confusos e de desesperança acabam contaminando o mental coletivo, produzindo ocultamente resultados nefastos e extremamente devastadores, porque a nossa civilização ainda é relativamente primitiva, e a inteligência humana vive uma etapa infantil ainda muito influenciável. Por isso, vivemos essa verdadeira hipnose coletiva. Por isso, não tem sido fácil equilibrar os aspectos materiais e espirituais da vida. Somos o que pensamos. As ideias que alimentamos acabam se materializando.

Consciente ou inconscientemente nosso pensamento continua criando, e nossa sociedade pensa demasiado em violência e em sexo sem amor. Ora, nós racionalistas cristãos sabemos que todas as coisas são precedidas pelo pensamento. O que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que pensamos hoje é o que seremos amanhã; nossa vida é criação de nossa mente. Entretanto, aos poucos, um novo padrão de comportamento floresce na humanidade, que começa a aprender a importância de se equilibrar matéria e espírito. Um novo padrão de comportamento baseado nos princípios Força e Matéria. Um novo padrão de comportamento concebido pelo Astral Superior e denominado Racionalismo Cristão.

Valores: evitando o engano

O estudo e a compreensão da doutrina racionalista cristã acaba nos levando a um espírito prático diante da vida, certas coisas começam para nós a perder o valor que aparentam ter. A simplicidade pessoal nos ensina a abrir mão do que é secundário, supérfluo. Não se trata de uma renúncia forçada, mas sim consciente. Passamos a ver as coisas como elas realmente são e nesse sentido, apenas evitamos o caminho do engano antes de sermos surpreendidos pela desilusão. O livro básico Racionalismo Cristão nos adverte que, "O ser humano precisa compenetrar-se da transitoriedade das coisas que pertencem à Terra. A escravização aos valores materiais, tão facilmente perecíveis, além de atrasar a evolução espiritual, tem causado muitos e muitos sofrimentos”. "A ambição comedida é natural. A desenfreada, uma fobia em que o egoísmo e a egolatria influem decisivamente."

Do Livro Reflexões Racionalistas Cristãs.