2 de junho de 2012

O Racionalismo Cristão abre novos horizontes para aqueles que estudam com atenção os princípios doutrinários


Correspondente Ilha de São Miguel - Cabo Verde

O Racionalismo Cristão abre novos horizontes para aqueles que estudam com atenção os princípios doutrinários. Tudo depende do empenho da pessoa em se esclarecer espiritualmente. Precisa esforçar-se para aprender e fazer bom uso do que assimila, para não estacionar. Como em uma escola, a aprendizagem é contínua e todos os alunos têm oportunidades iguais. Embora ouçam as mesmas aulas, o aproveitamento depende de cada um. Quantos e quantos perdem a grande oportunidade que tiveram de conhecer o que é a espiritualidade por falta de empenho no estudo da doutrina racionalista cristã!

Cada ser que chega às casas racionalistas cristãs tem implantada em seu espírito uma semente. A semente poderá frutificar, muitas vezes na mesma encarnação. Há pessoas cujo desenvolvimento espiritual ainda é pequeno; necessitam de mais experiências para compreenderem a realidade da vida fora da matéria. São infinitas as possibilidades para o espírito que deseja evoluir.

No Racionalismo Cristão, procuramos plantar na mente dos seres a ideia evolutiva, a ideia de que precisam trabalhar por si para melhorarem, alcançando mais progresso espiritual. Quando as pessoas se abrem para a espiritualidade, ganham muito em evolução, porque passam a fazer bom uso do livre-arbítrio. Consequentemente, saberão como se conduzir neste mundo, como se livrar dos maus ambientes que pululam na atmosfera fluídica da Terra.

Tudo isso o Racionalismo Cristão faz questão de ensinar, para que aprendam. De posse dos conhecimentos, as pessoas sentem-se tão bem, tão seguras, que desejam transmitir ao semelhante o que aprenderam. Aprenderam a se conduzir e a ensinar também. É muito bom ver indivíduos que estavam seguindo pelo lado errado da vida tomarem o rumo certo do bom caminho, o caminho da espiritualidade, do entendimento real da vida, não com fantasias ou ilusões que levam ao desânimo e ao sofrimento, que fazem o espírito estacionar no seu programa evolutivo.

Portanto, quem já sabe conduzir-se neste mundo não deve omitir-se na grande tarefa de transmitir ao semelhante tudo que aprendeu com o estudo da doutrina racionalista cristã. 

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão