16 de junho de 2012

A humanidade vive em constante estado de insegurança e intranqüilidade em face dos acontecimentos de cada dia, em que a surpresa desconcertante e a dor se acham irmanadas.

Filial São Paulo do Racionalismo Cristão - Rua Gabriel Piza, 313 - Santana - São Paulo, SP


A humanidade vive em constante estado de insegurança e intranqüilidade em face dos acontecimentos de cada dia, em que a surpresa desconcertante e a dor se acham irmanadas. 

Os erros, as irreflexões, os desmandos campeiam por toda parte, envolvendo os seres humanos indistintamente, em vertiginosa onda avassaladora. 
Quase ninguém sabe como se defender dos ataques que recebe, dos imprevistos que se sucedem em circunstâncias as mais diversas, quando os indivíduos são atirados uns contra os outros, sem o menor trato de fraternidade. 

A vida está sendo vivida num clima ora de angústia, ora de desespero, tais os problemas que se apresentam, da mais variada ordem e difícil solução, que envolvem, não poucas vezes, o quanto há de mais sofrido pelo indivíduo. 

Há necessidade de suavizar a vida com momentos de paz e tranqüilidade, a fim de que cada um possa representar o seu papel com a serenidade indispensável ao êxito. As religiões pouco podem fazer nesse sentido, por faltar-lhes a segurança básica que só se encontra no conhecimento da verdade sobre os fatos que presidem a vida. 

As religiões não dispõem de recursos para explicar, de maneira racional e até científica, como se processa a continuação desta vida física em plano astral, e, por isso, não podem preparar e orientar os rebanhos, com essa finalidade. 

Os requisitos que devem ser observados por quem se dispuser a seguir pelo caminho da espiritualidade estão condensados nas obras doutrinárias do Racionalismo Cristão, e merecem ser meditados
Não há a menor intenção, ali, de impor idéias ou de fazer prosélitos. O fim único é o de esclarecer as criaturas sobre a verdade da vida espiritual, distribuindo, com generosidade, os conhecimentos dos quais está de posse o Racionalismo Cristão. 

Não se espera, com isso, a menor recompensa material, e a retribuição espiritual que houver está subordinada ao dever de praticar o bem e ajustada à lei de causa e efeito.

Caso não seja possível a alguém concordar, sinceramente, com tudo o que nestes estudos se apresenta, não se deverá molestar por isso, porque é realmente difícil destruir um amontoado de conceitos e preconceitos ilusórios armazenados durante longo passado. 

É sabido que há na Terra um contingente valioso de pessoas que está aguardando contato com estudos desta natureza, para melhor se poderem firmar nas suas convicções espiritualistas. 

É preciso reconhecer que a palavra escrita é meio eficaz de divulgação de idéias, e por isso aqui está este livro para apresentar uma série de estudos espiritualistas, baseados no Código de Princípios Racionalistas Cristãos. 

O objetivo é o de auxiliar a evolução de cada ser humano, de modo que ela não estacione, como pode acontecer, mas que se processe aceleradamente. 

O mundo precisa passar por uma renovação de costumes, que só se consumará pela espiritualização das massas. Logo, a doutrina racionalista cristã sendo, como é, eminentemente espiritualista, tem de tomar parte ativa nesse movimento, e os seus dirigentes a conduzem com a mais decidida convicção de estarem operando em ótimo sentido, nessa direção. 

Pode parecer, aos menos avisados, que a doutrina racionalista cristã é mais uma filosofia entre tantas, mas, na realidade, ela foi estruturada pelos espíritos do Astral Superior, que se serviram dos fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, como esteios (não médiuns) e intermediários dos seus pensamentos. 

A moral cristã foi estabelecida na Terra há cerca de dois mil anos, e o que se deseja, com o maior empenho, é vê-la continuada no mundo, com as suas cores reais, absorvida pela maioria dos seres, se não puder ser pela totalidade. 

O esforço da espiritualização precisa ser comum a todas as criaturas. As que atingiram o esclarecimento se obrigam a dar a sua participação, para que outras alcancem os conhecimentos que possuem, mas sem imposição, sem nenhum ato que possa parecer impertinência. 

Trecho do Livro A Felicidade Existe - Disponível no Link: http://racionalismocristao.org/bu/felicidade-existe.pdf