3 de outubro de 2011

Afirma-se que Jesus disse aos homens do seu tempo que se amassem uns aos outros.



Afirma-se que Jesus disse aos homens do seu tempo que se amassem uns aos outros. Os anos decorreram, os séculos passaram e, embora a humanidade repita essa frase, não faz uso dela. Está mais acostumada a matar os semelhantes do que a amá-los, do que a lhes querer bem.

Os fatos comprovam, a situação do mundo aí está demonstrando o que dizemos. Infelizmente, assim é. Os seres humanos com facilidade torturam, matam, sofrem e fazem sofrer. Na verdade se mostram pouco espiritualizados, pois quando irradiam o mal se tornam joguetes do astral inferior.

Quando chegarem à conclusão de que é através da luta pela vida, do sofrimento, de que é pelo esclarecimento que os espíritos se depuram, então sim, as criaturas irão amar-se mais. O Racionalismo Cristão ensina, esclarece, para que se elevem em sentimentos, para que se desculpem, se compreendam, avançando um pouco mais espiritualmente, para viverem melhor. Geralmente é o sofrimento que traz as pessoas ao Racionalismo Cristão. E, fiquem certos, a Doutrina irá ajudá-las a ultrapassarem os momentos difíceis da vida. Com o correr do tempo, irão compreendendo que precisam modificar-se em usos e costumes, que o pensamento deve estar voltado para coisas sérias, e não para o materialismo dissolvente e negativo.

É necessário que os seres se elevem, se transformem, que queiram acertar para evoluir. Os tempos passaram, os anos correram, doutrinas e religiões se formaram, mas, saibam, nenhuma delas ainda satisfaz os seres humanos, que vivem à procura de algo mais, algo que os conduza a uma vida melhor. Muitos, felizmente, já encontraram o caminho, já avançaram um pouco mais e chegaram às Casas Racionalistas Cristãs. Entre esses estão os que nos escutam. São poucos realmente, mas esses poucos podem se transformar em muitos no futuro, transmitindo a seus filhos, a seus netos e familiares estas idéias positivas, estas idéias esclarecedoras.

Muitas pessoas sonham demais, pensam que a vida é uma só, quando assim não acontece. O progresso se dá pelos tempos afora. O espírito, após uma encarnação, volta ao seu mundo e aqui retorna inúmeras vezes. Espíritos que já passaram por esta Doutrina voltarão à Terra, porque ainda precisam completar sua jornada evolutiva em mundo material.

Então, façam alguma coisa por si. Comecem já, para amanhã se tornarem seres humanos espiritualizados. Os que deixam de lado as misérias do mundo sentem repugnância sempre que têm uma arma na mão, nem que seja para examiná-la. Mais tarde, irão transmitir lições a seus filhos e a seus netos, para que não peguem em armas, não queiram andar armados, para que só usem a arma do pensamento, a arma da honradez e do valor. As outras armas, as que foram feitas para exterminar, são sempre prejudiciais, porque podem ser usadas em momentos de indecisão, de fraqueza, de avassalamento.

É preciso que os espíritos se encontrem, para haver um bem-querer maior, para que a amizade cresça entre as pessoas e situações desagradáveis nunca se avolumem. Os homens têm condições de se entenderem com os semelhantes pela compreensão mútua, pela palavra bem escrita e falada, para que se façam ouvir. É preciso que pensem, raciocinem, para só depois agirem.

Só depois de muito se espiritualizarem as criaturas poderão repetir as palavras de Jesus:- Amai-vos uns aos outros. Infelizmente, enquanto isso não suceder, os seres humanos estarão sempre em desassossego, estarão sempre de prevenção contra o próximo.

Estudem, para compreenderem a Doutrina na sua essência, sem misticismos. Nós não admitimos o misticismo, a adoração. Queremos os homens livres, senhores de si, de suas idéias, do seu comportamento, do seu valor.

Luiz de Mattos