9 de outubro de 2011

O espiritualismo que se ensina no Racionalismo Cristão foi considerado por Luiz de Mattos a ciência das ciências.

O espiritualismo que se ensina no Racionalismo Cristão foi considerado por Luiz de Mattos a ciência das ciências. Uma ciência vasta, profunda e eclética. Usamos a segunda afirmação, embora não seja de nossa autoria, e, sim, do médico Antonio Pinheiro Guedes, porque tem razão de ser, ao se falar do assunto.

No mundo não há somente sábios nem somente analfabetos. Uns aprendem com mais facilidade, enquanto outros são mais lentos. Os seres verdadeiros, justos, moderados podem aprender um pouco todos os dias. Quando o indivíduo se torna moderado, muitas vezes se cala, para não acirrar os ânimos. Quando se torna justo, não admite que sejam cometidas injustiças contra o semelhante. Quando quer ser verdadeiro, repudia a mentira.

Então, os seres humanos honrados podem aprender muito, dentro de suas possibilidades. Temos certeza disso, porque na Casa-Chefe se ensina sempre. Nesta Casa dizemos o que precisam ouvir, para seu esclarecimento espiritual.

Os livros editados pelo Racionalismo Cristão estão ao alcance de qualquer um. Aconselhamos sua leitura. O ser estudioso não se detém no seu caminhar em busca do conhecimento. Desenvolve a inteligência, o tirocínio, as aptidões, quando de fato deseja desenvolvê-los.

"Conhece-te a ti mesmo", afirmava-se no passado, e o homem consciente tem por obrigação se conhecer como Força e Matéria, como corpo e alma, afirma o Racionalismo Cristão no presente.

Esperamos que os seres humanos tomem outro impulso no conhecimento da vida fora da matéria, para deixar de pedir proteções. Desejamos vê-los desenvolvendo seu trabalho com luta, ponderação, moderação, justiça e valor pessoal. Quando resolverem aceitar essa aprendizagem de todos os dias, serão pessoas honestas, no sentido amplo da palavra.

Muitos seres pensam que são honestos apenas os que pagam dívidas materiais. Deve-se pagar não só as dívidas materiais, para dessa forma se livrar da fama de mau pagador, como as espirituais, que serão obrigatoriamente pagas, mais cedo ou mais tarde. Podem considerar-se maus pagadores os que não conseguem saldar suas dívidas espirituais, pois não se esforçam para pagá-las. Deixam passar o tempo e não percebem que a desencarnação se aproxima. Quando o espírito que anima o corpo físico voltar ao seu mundo de estágio, verificará as dívidas acumuladas e se obrigará a nova encarnação, para resgatá-las.

A aprendizagem deve fazer parte da vida de todos. Ponham em prática o que aprenderem, dando bons exemplos. O aconselhamento servirá de estímulo nessa aprendizagem. Aprendam para ensinar.

Recomendamos que leiam outros livros além dos editados pelo Racionalismo Cristão. A boa leitura deve fazer parte do cotidiano, deve estar nas estantes dos estudiosos. Há indivíduos que apreciam leituras perniciosas, mas, quando resolvem pensar com elevação e agir bem, deixam de lado tudo que é nocivo e inútil. O homem tem que ser honesto em todo o seu viver, através do pensamento, da palavra, das ações.

Estamos em nossas Casas para esclarecer espiritualmente a humanidade e tirar das pessoas as cargas fluídicas negativas que acompanham muitas delas, por manter pensamentos doentios. Pensar bem é bem atrair. Os que pensam bem não têm junto de si espíritos inferiores, que intuem para o mal, que avassalam, que trazem e transmitem miasmas e doenças. A segurança do ser humano está no equilíbrio mental, no pensamento voltado para o bem, no modo de encarar a vida com honestidade e valor.

Assim sendo, aprendam e ponham em prática as lições.

Antonio Cottas