30 de julho de 2011

O espírito, ao encarnar, traz do mundo de estágio atributos e faculdades que facilitam o viver na Terra,


O espírito, ao encarnar, traz do mundo de estágio atributos e faculdades que facilitam o viver na Terra, porque espírito nenhum vem ao planeta para passar o tempo, mas sim para fazer seu progresso evolutivo. Sendo assim, o ser humano tem virtudes espirituais das quais lança mão para que esse avanço seja um fato. Além do raciocínio, tem inteligência, discernimento, franqueza, lealdade e, também, livre-arbítrio, qualidades, entre outras, que dão à mulher e ao homem a fortaleza espiritual de que necessitam para enfrentar os desafios e dissabores do viver.

A vida na Terra não é fácil, todos sabem disso, mas o ser, como espírito encarnado, esquece por completo o que vem fazer neste mundo, até adquirir a idade da razão e perceber a realidade física que o cerca. Durante a infância, vive parcialmente nas dimensões psíquicas, cabendo aos pais bem conduzi-lo, formando seu caráter, nessa fase em que depende de tudo e de todos. Antes de compor a personalidade, ter vontade própria e poder usá-la, precisa de orientação para que consiga tornar-se uma pessoa equilibrada na idade adulta, quando já é capaz de raciocinar, para resolver seus problemas.

O raciocínio acompanha o espírito, pois é raciocinando que os seres resolvem sérias dificuldades, é raciocinando que dirigentes solucionam complicadíssimos problemas, porque sem o uso do raciocínio nunca chegariam a uma conclusão acertada. O raciocínio, portanto, também faz parte da vida do ser, e deve estar sempre lúcido, pois quem possui raciocínio claro ultrapassa os obstáculos com facilidade e caminha com firmeza. Além do raciocínio, o espírito tem a faculdade do livre-arbítrio que, se bem conduzido, leva ao caminho certo. Mas, se o livre-arbítrio não for bem empregado, o espírito pode perder a encarnação, pois, não sabendo usá-lo para o bem, atrasa o caminhar evolutivo.

Quem raciocina, quem pensa com elevação, quem procura bem empregar seus dons intelectuais e espirituais é um ser capaz de muito fazer por si e por todos que dele se aproximam. Por isso, deve aproveitar os atributos e as faculdades que possui, e não se deixar envolver pelo materialismo que vem contribuindo para a desgraça de muitos. É o materialismo exacerbado que infelicita, que impede a pessoa de progredir e ter noção do viver acertado. Assim, perde a razão, envolta no embrutecimento que se vai apoderando dela. Daí a necessidade do esclarecimento espiritual, porque há muita gente de valor que não põe em ação as qualidades que possui.

Portanto, é preciso que despertem e se esclareçam, para que possam produzir mais e melhor, a fim de fazerem seu progresso espiritual.