6 de janeiro de 2013

Os seres humanos têm grande responsabilidade neste mundo; o mal é não saberem cumprir seus deveres, levando a sério o que a vida impõe. A responsabilidade maior é a manutenção do lar, pois dele é que saem mulheres e homens dignos, verdadeiros cidadãos.

Filial Pelotas do Racionalismo Cristão - Rio Grande do Sul
 
Quantos males poderiam ser evitados se houvesse firmeza de caráter! As pessoas espiritualmente esclarecidas fazem bom uso do livre-arbítrio, pensam com acerto, colocam em prática o que idealizam, estando, assim, em condições de enfrentar a vida com sabedoria. Há muitos modos de viver, há muitos modos de agir e, por essa razão, constantemente o Racionalismo Cristão bate na mesma tecla, chamando a atenção das pessoas para que possam caminhar com segurança pela estrada certa da vida. Saindo do caminho correto para caminhar por atalhos tortuosos, nenhuma delas poderá conseguir a vitória desejada, pois estarão sujeitas ao sofrimento causado pelos erros cometidos.

Os seres humanos têm grande responsabilidade neste mundo; o mal é não saberem cumprir seus deveres, levando a sério o que a vida impõe. A responsabilidade maior é a manutenção do lar, pois dele é que saem mulheres e homens dignos, verdadeiros cidadãos. No lar onde não existe moral não pode haver a atração das Forças Superiores. Se os pais souberem manter a personalidade, muito poderão fazer na defesa dos filhos contra os maus elementos, cuidando deles com firmeza e carinho, pro- curando educá-los dentro dos princípios racionalistas cristãos e de sua disciplina fortalecedora. Para se viver bem neste mundo é necessário haver disciplina e ordem.

As casas racionalistas cristãs são escolas espiritualizadoras. Os seres que crescem em espiritualidade à sombra dos seus ensinamentos, se forem bons alunos, servirão de exemplo, e o exemplo é tudo na vida. Em nossas Casas não se dão espetáculos, não se mente, tudo que é falado é sincero, porque se tem respeito e consideração pelos assistentes que a elas comparecem nas reuniões públicas. Não há sensacionalismo e não são aceitos impostores nos seus quadros. Esclarecemos com franqueza, lealdade, dizendo aos frequentadores o que devem escutar.

Os doutrinadores e demais militantes das casas racionalistas cristãs não poupam sacrifícios. Com espírito de renúncia e pensamentos elevados, formam correntes fluídicas atrativas das Forças Superiores, que derramam seus fluidos benéficos sobre os que querem despertar para a espiritualidade, que procuram a felicidade que está dentro de cada um. Quem bem faz para si o faz. Quem não tem moral jamais irá atrair a presença do Astral Superior.

O Racionalismo Cristão mostra o lado correto da vida, para que todos tenham esclarecimento espiritual, caminhem com segurança e personalidade, saibam viver como seres humanos úteis a si e ao semelhante.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão