10 de dezembro de 2011

É neste mundo que o indivíduo se degenera quando faz mau uso do livre-arbítrio, e é também aqui que se regenera



É neste mundo que o indivíduo se degenera quando faz mau uso do livre-arbítrio, e é também aqui que se regenera. A partícula inteligente, assim que ingressa no gênero humano, recebe o atributo do livre-arbítrio e o seu raciocínio está suficientemente desenvolvido para a prática do discernimento.

Enfrenta, logo de início, as tentações do mundo, não sentindo, nessa altura, atração por elas, mas, se as experimenta e gosta, fica inclinado a prosseguir, absorvendo-as. Vem, então, o hábito do uso e do abuso das formas tentadoras terrenas, que se vão multiplicando com o desabrochar da civilização. Estabelece-se, aí, o império do vício.

Impregnado de hábitos viciosos está o indivíduo em plena fase de degeneração, que não lhe traz bem-estar, alegria ou satisfação. Ao contrário, produz um estado de melancolia, desgosto, angústia, pois o ser procura, ansiosamente, desde os primórdios, a felicidade; ele sente que ela existe e quer alcançá-la. Passa, então, ao processo de regeneração.

Obviamente, ninguém tem que se regenerar se, antes, não se degenerou. A degeneração, que não é um acontecimento imperioso, inapelável, se dá por descuido, por abandono dos preceitos morais que nascem com o indivíduo, e a regeneração é o recurso.

A espiritualização, além de evitar a degeneração, ainda conduz à regeneração. Por aí se vê a importância, a imprescindibilidade do esclarecimento espiritual e das práticas espiritualistas.

Os vícios podem adquirir-se rapidamente e com facilidade, mas a recuperação da virtude é lenta e difícil. O rolar para o fundo de um abismo e encher-se de equimoses é obra de um instante, mas recuperar a posição perdida, galgando o topo do aclive, é tarefa árdua, muito mais demorada, e exige grande esforço.


Milhares de espíritos reencarnam, diariamente, na Terra, com o fim de regenerar-se, por haverem verificado, nos seus mundos, o seu verdadeiro estado psíquico e se certificado de que a reencarnação é o único caminho a seguir. A Terra é o cadinho regenerador.



Do Livro a Felicidade Existe