17 de setembro de 2011

Quando o ser humano sabe pensar, quando tem valor espiritual, tudo pode alcançar




Quando o ser humano sabe pensar, quando tem valor espiritual, tudo pode alcançar, através de uma irradiação superior. Há momentos na vida em que é necessário redobrar a capacidade espiritual, redobrar a coragem e o valor. São momentos difíceis de suportar, pois vários problemas se somam, e isso pode acontecer a qualquer um.

O Racionalismo Cristão, com seus livros e explanações, vem esclarecendo a humanidade há longos anos; mas há muita dúvida, por indolência espiritual. A dúvida faz sofrer, porque a pessoa vacila, e nesse vacilar muitas vezes acovarda-se espiritualmente, aumentando o mal, por não reagir como deveria.

Os males físicos podem ser sanados, quando a cura é possível. A matéria sofre as conseqüências do mau uso do livre-arbítrio e do pouco caso pela saúde. É o que ocorre com o ser humano que não procura médico, para ser examinado e orientado, de acordo com sua condição física. Quando o mal não tem cura, é preciso se revestir de coragem e valor, ter convicção espiritual e saber esperar. Entregando-se à leitura racionalista cristã, leitura que ameniza sofrimentos e encoraja, o ser humano fortalece o espírito, para continuar no cumprimento do dever. Esta Doutrina ensina os seres humanos a ter coragem e valor, a dominar fraquezas. Ninguém se deve entregar ao desânimo, que é uma fraqueza espiritual. Quando o abatimento vem, é necessário reagir imediatamente, para que possam vencer o desânimo.

A situação em que a humanidade se encontra é difícil, pois está sem rumo, desorientada, com sofrimentos avolumando-se dia a dia. Despertá-la para a vida espiritual não é fácil, como pode parecer. Quem tem responsabilidade de esclarecer os que chegam às nossas Casas à procura de lenitivo para seus males, deve estar em condições de dizer-lhes uma palavra amiga, para alertá-los, para encorajá-los, para que possam conduzir-se com acerto pela estrada da vida, tão cheia de dificuldades. É preciso esclarecer os seres humanos, para que se encontrem em si próprios, defendendo-se, tomando decisões, para terem uma vida normal.

O mal vem de longe. O misticismo envolve grande parte da humanidade, e nesta época de tanta evolução material é triste observar que muitos seres ainda aceitam o misticismo e se deixam enganar por palavras sem coerência. Nosso dever é esclarecer. Portanto, caminhem, porque a Verdade sobre a vida espiritual continuará se fazendo ouvir, mesmo que só alguns nos escutem. Temos certeza de que, pouco a pouco, nossa Doutrina se tornará mais conhecida, alcançando os mais sensíveis. A Verdade mostrará o caminho por onde todos terão de seguir, quando estiverem cansados de sofrer e de ser enganados, por crendices e misticismos.

O Racionalismo Cristão oferece lições de vida que ajudam os seres humanos a evitar sofrimentos, pois nem todos sabem cumprir seus deveres. Os que estudam e sentem o valor da Doutrina vão caminhando. Mostram, através dos exemplos de valor, que se conhecem como Força e Matéria.

Nós bem sabemos que há espíritos teimosos, pois temos conhecimento profundo do que seja a humanidade. Quando o ser humano alimenta defeitos que prejudicam a boa marcha da sua evolução, acontecem situações difíceis, para alguns insuperáveis, mas que, para outros, podem ser momentos de grande aprendizagem. Os que estão a serviço desta grande Doutrina cumprem, atentos, suas obrigações, tendo sempre momentos para tirar dúvidas espirituais do próximo, com os conhecimentos que já possuem. Nem sempre têm a felicidade de ver suas orientações serem acolhidas. Mas, quando o espírito é esclarecido, vai cumprindo seu dever, mesmo havendo decepções.

A família racionalista cristã vem crescendo dia a dia. Constatamos que a Doutrina já possui muitos auxiliares. A prova está nas Casas que se vão abrindo: são Escolas, onde seres humanos recebem esclarecimentos. Não podemos negar a evolução de parte da humanidade, mas ainda há muita fraqueza espiritual. Quantos desmandos, devido a seres que não se esclareceram, que pararam no meio do caminho!

A luta é renhida, mas, para nós, de grande valor. Quanto mais dedicação houver, maior evolução espiritual, mais saúde física, mesmo sofrendo conseqüências dos distúrbios atmosféricos, da poluição, que aumenta assustadoramente. Os que sabem levar a vida dentro da normalidade encontram remédio para seus males, porque todos são Força e Matéria. É preciso ter cuidados com o corpo físico, para que possa durar, servindo de carro para o espírito.

Por tudo isso, os que têm a felicidade de chegar às nossas Casas, para ouvir os esclarecimentos da Doutrina, devem aproveitar os ensinamentos que recebem, não perdendo tempo, que passa e não volta mais. Sigam sempre em frente, com pensamentos elevados e pés bem firmes no chão. 

Luiz de Mattos - Fundador do Racionalismo Cristão