20 de outubro de 2012

São felizes os seres que param para pensar e analisar os fatos, na sequência em que eles acontecem. Se todos assim fizessem, saberiam o porquê dos altos e baixos em suas vidas.

Filial Providence do Racionalismo Cristão - Estados Unidos da América

Sempre repetimos que o ser humano é o que quer ser. Assim sendo, por que não querer ser útil a si mesmo? Por que não lutar contra as próprias imperfeições? Por que não caminhar em frente, em prol do seu progresso espiritual e material, usando o meio-termo, onde se destacam as boas qualidades evolutivas, para não chegar aos extremos, onde se retarda a evolução?

São felizes os seres que param para pensar e analisar os fatos, na sequência em que eles acontecem. Se todos assim fizessem, saberiam o porquê dos altos e baixos em suas vidas. Pensem com elevação, sempre em busca do que querem, pois sabendo querer a pessoa consegue a longo prazo, se não for possível em menos tempo, alguma coisa do muito que deseja.

Quando reencarnam neste mundo, os espíritos vêm em busca do aperfeiçoamento, precisando muito de orientação. Os seres que nascem no meio de pessoas esclarecidas encontram mais facilidade para desenvolver a inteligência e pôr em prática seus ideais. Outros, crescendo em ambiente de pouco esclarecimento espiritual, encontram maior dificuldade. Só depois de adultos vão aprender a separar o joio do trigo, ou seja, escolher o caminho que os levará à meta desejada.

Atualmente, é difícil transmitir princípios educativos, porque preocupa o que se observa na sociedade. Seja nas altas camadas sociais, seja nas menos favorecidas, a situação é a mesma. Mas, como se diz e é verdade, nem tudo neste mundo está perdido. Há sempre meios para o ser de boa vontade se esclarecer, mesmo um tanto desgastado pela vida irregular que teve até então. Por vezes foi mal orientado na infância, mas, na fase adulta, quer acertar, progredir, ser uma pessoa útil a si e ao semelhante. Mesmo sendo difícil, não é impossível, sobretudo se frequentar uma casa racionalista cristã e ouvir as orientações que são transmitidas aos assistentes nas reuniões públicas. Lendo e estudando as obras doutrinárias publicadas, é mais fácil mudar o rumo dos acontecimentos, começar vida nova.

Portanto, mantenham o pensamento elevado voltado para o bem-querer, usando o raciocínio e o poder da vontade. Caminhem pela estrada da espiritualidade com passos curtos, mas firmes, para encontrar paulatinamente o que procuram. Com o passar do tempo tudo se iluminará com as lições aprendidas e praticadas.

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão