6 de outubro de 2012

O Racionalismo Cristão é uma doutrina espiritualista esclarecedora. Prepara os seres humanos para a luta cotidiana, aconselhando-os a raciocinarem, a ser moderados e ponderados



Para que uma atividade chegue a bom termo é preciso haver cooperação. Nada pode andar bem se não houver colaboração sincera, desprendimento e boa vontade por parte dos seres envolvidos num empreendimento.

Se há muito a fazer, mas existem discórdias, é preciso que pensem e raciocinem, para que tudo possa ser colocado nos devidos lugares, separando o que está errado do que está certo. Não é sozinha que uma pessoa pode fazer o que depende de muitas. Poderá ser a responsável, mas ela precisa de colaboradores leais, que tenham consciência, saibam dar o real apoio com sua maneira correta de agir.

Sabemos o que é ter responsabilidade por algo na vida. Quase sempre há pessoas descontentes em volta. Uns fazem comentários, outros criticam, mas as críticas e os comentários nem sempre são construtivos e justos. Os comentários destrutivos e as críticas injustas causam muitos transtornos, muita decepção e revolta.

Os seres humanos, para merecerem consideração e respeito, devem impor-se pelos atos corretos, pela honestidade. Os eternos insatisfeitos não se impõem por nada disso, querem apenas aparecer e, assim, só servem para atrapalhar a boa marcha dos trabalhos.

Contudo, a normalidade virá a seu tempo, pois não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. As pessoas irão concluir que estão erradas, que não devem agir como agem. Se procederem corretamente, fazendo o que a consciência lhes ditar como certo, darão um grande passo para alcançar o que almejam.

O Racionalismo Cristão é uma doutrina espiritualista esclarecedora. Prepara os seres humanos para a luta cotidiana, aconselhando-os a raciocinarem, a ser moderados e ponderados. Não procedendo dessa maneira, nunca poderão ser justos, nunca irão agir com acerto, porque, no íntimo, são pretensiosos e egoístas. Pessoas assim não podem ser tomadas em consideração. Esclareçam-se, trabalhem, colaborem de fato. É o que queremos dos bem-intencionados.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão