5 de fevereiro de 2012

Ninguém se deve julgar melhor do que o semelhante, porque isso concorre para o seu atraso espiritual. Há muito a fazer no mundo, dentro dos moldes da razão e do bom senso


Antônio Vieira - Idealizador Astral do Racionalismo Cristão

Os anos passam e a vida por si mesma vai ditando modificações necessárias, a que todos têm que se ajustar. Está errado quem se torna insensível às mudanças, porque fazem parte do progresso do mundo e da evolução espiritual do ser. Assim sendo, aquele que não evolui estaciona.

É preciso encarar a vida com seriedade e receber o que é conveniente à evolução de cada um. Todos têm seu modo de sentir, sua maneira de ser e seu gosto. Querer fazer regra geral é errado, porque não há seres iguais.

A vida continua a cada ano, e o progresso é necessário, quer o intelectual, quer o material, quer o espiritual. Os espíritos não vêm a este mundo para passar o tempo, pois reencarnam para evoluir. O mundo sofre grandes transformações, e as pessoas, por seu turno, são envolvidas por elas, na maioria das vezes sem perceberem. As que voluntariamente não acompanham o progresso estão sujeitas a erros, a prejudicar consideravelmente a evolução. Tudo devem fazer dentro das normas da razão e do bom senso, com espontaneidade, lealdade e sinceridade, sobretudo com boa vontade. Aquelas que assim não procedem sofrem as consequências da má compreensão da vida.

Julgar-se superior aos outros é vaidade. Não há superiores no mundo. Todos têm defeitos, cometem erros, mas são dignos de consideração e respeito. Ninguém se deve julgar melhor do que o semelhante, porque isso concorre para o seu atraso espiritual. Há muito a fazer no mundo, dentro dos moldes da razão e do bom senso, insistimos.

Caminhem sem vacilar, com passo firme, vontade forte e desejo de vencer. Caminhem para o progresso. Caminhando como orienta o Racionalismo Cristão, estarão no rumo certo, sem nada que prejudique a marcha espiritual.

Habituem-se a analisar os fatos que acontecem, a conhecer as pessoas, a viver bem com elas, porque, como já dissemos várias vezes, viver é uma arte que nem todos têm a capacidade de pôr em prática. Aprendam a viver e ajam como pessoas criteriosas, ponderadas, moderadas e justas. Procedendo assim, poderão conquistar a felicidade que tanto querem. 

Doutrinação de Luiz de Mattos - Fundador do Racionalismo Cristão