18 de fevereiro de 2012

Lançamento de Livro Histórias do Racionalismo Cristão em São Vicente, marcou o centenário da doutrina em Cabo Verde.



Quando dizemos que nossas Casas são verdadeiras Escolas, assim afirmamos porque os que aqui vêm com vontade de aprender, com vontade de se esclarecer, prestando muita atenção em nossas doutrinações, ficam sabendo que chegaram ao lugar certo e daqui podem sair até professores. Falamos professores porque quem quer aprender aprende, e quem quer ensinar também pode dar aula esclarecedora, para os mais necessitados.

Nossas palavras vão além dos seres humanos individualmente, pois falamos em tese. Procuramos alertar, sacudir espiritualmente as pessoas da melhor forma possível, para que, entendendo o que ouvem, saibam se conduzir no futuro, reagindo às adversidades.

Infelizmente, nossa sociedade é carente de palavras de bom senso. Se houvesse um pouco de esclarecimento espiritual naqueles que têm responsabilidade de ensinar, garantimos que muitos fatos desagradáveis deixariam de acontecer.

Muitos lares vêm sendo alvo de perturbações, porque os pais não sabem educar, deixando os filhos ao deus-dará, como se costuma dizer. Quando chegam à fase da adolescência, tornam-se pequenos marginais, devido à falta de orientação. Em muitos casos, os pais se ausentam para trabalhar, e as crianças ficam entregues às empregadas domésticas. Se algumas são responsáveis e cuidadosas, outras não se preocupam, e deixam soltos esses infelizes espíritos. Então, o que podem aprender? Nada!

Se dentro do lar houver pessoa de envergadura moral, mesmo que tenha de sair em busca do sustento da família, estamos certos, prevalecerá seu exemplo. Se a criança pensar: "estou sozinha, posso fazer o que quiser! ", a lembrança do exemplo do adulto responsável funciona como controle. Garantimos que não se arrependem os que procuram educar sua prole desde tenra idade. Mas, para que isso aconteça, há necessidade de um pouco de espiritualidade nos lares. Atualmente, por só pensarem em materialidade, os lares estão muito vulneráveis, e são atacados pelo astral inferior. Aí, quando vêm os aborrecimentos, todos se lastimam, e dizem: "Por que isso aconteceu? Eu não merecia! " Se pensarem bem, ao colocarem a cabeça no travesseiro, vão perceber que o que estão passando é reflexo da vida materializada que levam, é reflexo do que plantaram, colhem frutos estragados.

Desejamos que todos plantem árvores que possam dar bons frutos, que não apodreçam antes da colheita.

O Racionalismo Cristão está aí, sempre incentivando com boas palavras os que querem aprender. Para que isso aconteça, as pessoas precisam se libertar da materialidade. Pensem um pouco mais, raciocinem, e não terão aborrecimentos futuros.

Falamos desta forma, porque observamos que a mocidade não sabe firmar-se na sua vida. Pensem, policiem-se, e verão que estão agindo erradamente. Para que isso não aconteça é que nós, toda vez que podemos falar, que podemos sacudir pessoas, alertamos com nossas palavras. Por mais que sejam repetitivas, sempre bateremos na mesma tecla, pelo desenvolvimento espiritual dos seres humanos 

Doutrinação de Antônio Cottas - Consolidador do Racionalismo Cristão