2 de agosto de 2015

Progredir espiritualmente é aproveitar a existência para praticar o bem, não se comparando uns aos outros mas apoiando-se mutuamente, pois todos devem estar neste mundo interligados e voltados para o bem comum.


A dureza da vida no mundo físico é determinada pelo próprio indivíduo, através da forma como vibra seus pensamentos, revela os sentimentos e pela maneira como age no exercício do livre-arbítrio. 

O Princípio Inteligente mantém o Todo universal regido por leis evolutivas, entre elas a de causa e efeito, que, em última análise, condiciona os reveses enfrentados pelos seres humanos ao mau uso do querer. Castigos não existem, da mesma forma que não existem perdões, milagres, benesses ou favores concedidos por pressupostos julgadores divinos.

O espírito encarna ansioso por maior evolução, disposto a tudo enfrentar na existência terrena com valor e coragem, resgatando, inclusive, erros cometidos nas encarnações anteriores. Sendo assim, nenhuma pessoa deve sentir-se vítima de nada, muito menos uma pobre coitada. Pensamentos pessimistas e sentimentos de derrota ou de amargura enfraquecem o espírito, debilitam sua energia, atraem a má assistência de espíritos que vibram de igual forma, abrindo a guarda para o desequilíbrio psíquico. O ser humano é capaz de enfrentar todos os reveses por que passa, desde que utilize seus atributos espirituais, como a força de vontade, para reagir às adversidades e se reerguer para a luta cotidiana. 

A vida é de lutas e todos devem lutar com determinação e vontade por sua evolução. O esclarecimento espiritual muito auxilia os seres humanos nessa busca incessante, pois ao compreenderem o alcance das leis evolutivas, que são livres de qualquer sujeição na sequência lógica do processo evolucional, novos horizontes se abrem ao raciocínio: desapegam-se das questões puramente materiais, dominam os impulsos instintivos e os desejos intemperados, reagem aos vícios, controlam os excessos e as paixões ao utilizarem o potencial do espírito em sua capacidade máxima.

Os seres humanos crescem espiritualmente ao superarem as dificuldades naturais do mundo físico. A autorreflexão propicia a cada um tornar-se melhor ao olhar para dentro de si e consertar as imperfeições. 

Estudem a espiritualidade lendo as obras editadas pelo Racionalismo Cristão, pratiquem a limpeza psíquica nos lares, disciplinem o viver aprimorando os atributos espirituais. Progredir espiritualmente é aproveitar a existência para praticar o bem, não se comparando uns aos outros mas apoiando-se mutuamente, pois todos devem estar neste mundo interligados e voltados para o bem comum.

Há sempre tempo para se aprender algo. Em qualquer ocasião, em qualquer idade, o ser humano encontra tempo para estudar, se assim o deseja.



Há sempre tempo para se aprender algo. Em qualquer ocasião, em qualquer idade, o ser humano encontra tempo para estudar, se assim o deseja. É pelo estudo que ele desenvolve a inteligência e o raciocínio, conseguindo maior discernimento sobre a vida à medida que aprimora seus conhecimentos. 

Para muitos idosos, a experiência tornou-se um marco relevante de vida, porque aprenderam a conhecer melhor o gênero humano, passaram por acontecimentos que exigiram equilíbrio psíquico, tolerância e resignação. São, portanto, pessoas bem vividas. Em razão disso, afirmamos que o indivíduo, em qualquer idade, deve procurar aprender alguma coisa, a fim de se aprimorar cada vez mais. 

O estudo é uma exigência do dia a dia das pessoas. Porém, dependendo do grau de espiritualidade, umas, por exemplo, se preparam para ganhar muito dinheiro ou se destacar no meio social, enquanto outras batalham para se sobressair no mercado profissional, hoje extremamente competitivo, a fim de conseguir melhores empregos. Aquelas que se acomodam, que não estudam, nada conseguem e, geralmente, são as que mais se queixam do mau êxito. 

Aconselhamos, então, que estudem qualquer assunto com bastante profundidade, porque não basta tratar as coisas pela rama. Quem mais sabe mais depressa alcança seus objetivos. 

Quanto ao espiritualismo, os livros editados pelo Racionalismo Cristão estão ao alcance de todos os estudiosos, porque são textos bem simples. Desejamos que aprendam, pois irão largar crenças e misticismos, analisar melhor o que está em volta, agir de acordo com o livre-arbítrio, não se deixando conduzir por ninguém. 

Doutrinação de Antônio Cottas - www.racionalismocristao.net