4 de abril de 2015

Quando a pessoa passa a entender o que é a espiritualidade, também passa a entender a imensa sala de aula que é a vida humana, com inúmeras questões pessoais a serem resolvidas, cada uma a seu tempo.


A maioria das pessoas sem esclarecimento espiritual não enxerga a vida como sendo uma grande sala de aula. Na escola tradicional, há diversas disciplinas a serem estudadas e suas questões resolvidas a cada lição: ora as de língua portuguesa, ora as de matemática, ora as de biologia, e por aí vai. 

Quando a pessoa passa a entender o que é a espiritualidade, também passa a entender a imensa sala de aula que é a vida humana, com inúmeras questões pessoais a serem resolvidas, cada uma a seu tempo. 

Sendo assim, é necessário usar o raciocínio com tranquilidade e a força de vontade intensamente, para resolver os problemas individuais sempre que apareçam, um a um, com valor e coragem, tendo consciência de que os reveses surgem para serem ultrapassados e servirem como lições de vida, e não para fugir deles. 

Por não conhecerem a realidade espiritualista, muitos indivíduos acham que não são culpados pelos problemas que lhes surgem ou que não serão responsabilizados pelos aborrecimentos que criam para os outros. 

No momento em que a pessoa estuda a si mesma seguindo as orientações da doutrina racionalista cristã, ela fortalece a alma com seus princípios espiritualistas e sua disciplina, passa a raciocinar a respeito de cada situação difícil por que passa. Tem consciência de que seus problemas vão ser resolvidos por ela própria, e não por entidades divinas. 

Os assistentes das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs não devem pensar que chegaram a locais onde os dramas individuais são resolvidos por entes superiores e que tudo ficará bem quando voltarem para seus lares. Não, não é assim que os problemas do viver terreno são resolvidos. É necessário que se esclareçam sobre a vida espiritual, para que possam atrair o Astral Superior e seus fluidos benéficos. As intuições das Forças Superiores devem ser colocadas em prática com otimismo, de modo a superarem os reveses a contento. 


Portanto, tenham consciência sobre a realidade espiritual. Não se iludam com promessas vãs, achando que divindades resolvem os problemas da vida. É preciso ter autoconfiança, é preciso entender que a solução parte de si próprios, tendo bons pensamentos, raciocínio lúcido e força de vontade.


Doutrinação de Antônio Cottas - Consolidador do Racionalismo Cristão