19 de maio de 2012

Fala-se muito em fraternidade, mas poucos são os seres realmente fraternos, que alimentam boas idéias em favor do semelhante.

Filial Miracema do Racionalismo Cristão - Estado do Rio de Janeiro - Brazil


Fala-se muito em fraternidade, mas poucos são os seres realmente fraternos, que alimentam boas idéias em favor do semelhante. São poucas as pessoas neste mundo que se dedicam a auxiliar alguém. Há muita riqueza, mas também há muita pobreza. Infelizmente, aqueles que têm demais gastam em orgias, desbaratam fortunas, dão presentes aos que de presentes não precisam, e muito poderiam fazer em favor do próximo, daquele que é realmente necessitado.

Neste mundo tão cheio de contradições, em que o homem, pelo pensamento, imita a toda hora procedimentos errados, então, neste mundo não há realmente aquela fraternidade que deveria existir. Só pelo esclarecimento o ser humano sairá da ignorância, da maldade, e se voltará para as coisas sérias da vida.

O Racionalismo Cristão, através de suas obras, de conselhos e doutrinações esclarece, fortifica, ensina, previne e até sacode. Mas é necessário que o ser esteja alerta, para compreender as lições, para compreender o objetivo destas palavras, para compreender a Doutrina.

Nós passamos por este mundo e conhecemos bem os seres humanos. Sabemos do quanto eles são capazes, quando praticam o mal. Mas ao Racionalismo Cristão o que importa é o esclarecimento das pessoas, para que amanhã se tornem diferentes, para que se elevem, se dominem, não se deixem levar pelas paixões nem pelos pensamentos malsãos. Esse domínio é possível através da disciplina do pensamento. Com o tempo, irão aprendendo a usar o pensamento. Como estão numa escola, que é este mundo, vão-se preparando, embora paulatinamente. Às vezes se detêm, para raciocinar um pouco. Podem até esquecer, mas depois voltam a lembrar. O tempo passa, e um dia a pessoa sente que chegou o momento de se dominar, de pensar melhor, de se esclarecer.

Amigos, o Racionalismo Cristão é a Doutrina que a humanidade espera, de que a humanidade precisa, para se levantar do caos em que vive. É, portanto a Doutrina necessária para que os seres deixem de se guerrear, de se matar, de se maltratar e se injuriar, pois têm uma tendência para o que é negativo. Mas, pelo esclarecimento, irão meditar, refletir e voltar-se para si mesmos. Conhecendo-se como Força e Matéria, sentirão dentro de si aquela força positiva que tinha sido esquecida, o poder espiritual inato.

Os anos passam e os espíritos voltam ao seu repositório astral. Depois, retornam a este mundo em uma nova encarnação, para continuarem nas lutas.

Os seres humanos têm dado provas de muitas misérias morais, mas de que também podem construir um mundo melhor, através das idéias que concebem.

A Doutrina Racionalista Cristã é para os estudiosos, para os que desejam ser livres para pensar e tirar suas próprias conclusões.


Doutrinação de Antônio do Nascimento Cottas - Consolidador do Racionalismo Cristão