7 de abril de 2012

"Caminhem sempre pela estrada do bem, alimentando bons pensamentos, irradiando aos semelhantes saúde e bem-estar"

Filial Campinas do Racionalismo Cristão

Nunca é demais lembrar aos que vêm às nossas Casas que "quem bem faz para si o faz" e "quem mal fizer para si o estará fazendo". Isso é o mesmo que dizer: "Caminhem sempre pela estrada do bem, alimentando bons pensamentos, irradiando aos semelhantes saúde e bem-estar". Afirmamos sempre: o ser humano é aquilo que quer ser. Se trabalha com a finalidade de progredir, progredirá. Se faz as coisas apenas por fazer, não sai do lugar, não progride. Se não pensa com atenção no que está fazendo, perde-se em seus pensamentos, em suas idéias, ficando no nível em que sempre esteve. Nunca é demais dizer que, quanto mais souberem, quanto mais se esforçarem para aprender mais conseguirão progredir, desde que não prejudiquem o semelhante. Vindo às nossas Casas, as pessoas dão um passo decisivo, para terem saúde do corpo e esclarecimento do espírito. Para trabalharem em uma delas, devem fazer um exame de consciência, antes de se inscreverem. Todas são bem-vindas, mas, quando em serviço nas Sessões Públicas de Limpeza Psíquica, precisam estar atentas, preparadas para atender o público, dando-lhe assistência e atenção. Então, preparem-se, dirijam-se às Casas em que poderão prestar serviços, façam a inscrição, aguardem a resposta e sejam todas bem-vindas aos trabalhos. Podemos afirmar que, se houvesse mais seres humanos com disposição e esclarecimento, o número de Casas Racionalistas Cristãs já seria mais elevado. Não faltarão recursos financeiros para se abrirem Casas, embora no início sejam simples e humildes. Com o passar do tempo, o que era pequenino e até sem conforto se tornará maior, confortável e acolhedor, porque esse é o lema do Racionalismo Cristão. É dever de todos que praticam a Doutrina fazê-la crescer, fazê-la evoluir, para levarmos ao mundo, à humanidade, o conhecimento da Verdade, através do esclarecimento espiritual.

Não desanimem, pois, os que ainda se consideram fracos. O pensamento construtivo, o pensamento positivo com esperança de dias melhores, dias de progresso - seja material seja espiritual - deve prevalecer sempre. Muitas Casas se abrirão, não importam as dificuldades, não importa a situação presente que o Planeta atravessa. O que importa realmente é saber querer, é pôr em prática idéias de progresso, alimentando sempre pensamentos sadios, com o desejo ardente de criar e vencer. Isso é o que o Racionalismo Cristão ensina. Isso é o que os racionalistas cristãos aprendem, desde o início de seus estudos na Doutrina.

Quando chegam a trabalhar, prestando serviço a esta Grande Causa, já estão conscientes do papel do espírito encarnado, dos seus deveres, quer na vida espiritual, quer na material. O necessário é estudar com respeito, assimilando o que lêem em nossas obras, porque no Racionalismo Cristão todas as palavras interessam, todas as afirmativas têm grande valor para aqueles que desejam aprender, que querem sinceramente dar novo rumo às suas vidas.

Assim sendo, fiquem com a nossa orientação: caminhem sempre com segurança, não tenham dúvidas ou temores, porque tudo esclarecemos. Nós não deixamos dúvidas. Os auxiliares que estão presentes recebem todos que chegam e dão as explicações. Cada um dos que auxiliam nos trabalhos tem um pouquinho de professor. Para isso são intuídos, desde que cumpram os seus deveres, desde que sejam discípulos fiéis do Grande Mestre e alunos aplicados desta Grande Doutrina.

Portanto, sejam bem-vindos os que pretendem vir para este batalhão, desejando também compartilhar de nossas fileiras. Sejam bem-vindos, respeitando a disciplina, obedecendo às ordens, trilhando sempre pelo caminho do dever. 

Doutrinação de Antonio Cottas