14 de dezembro de 2014

Mudança de comportamento requer esforço, determinação e, sobretudo, disciplina. Quem decide mudar precisa desenvolver essas qualidades do espírito.

Mudança de comportamento requer esforço, determinação e, sobretudo, disciplina. Quem decide mudar precisa desenvolver essas qualidades do espírito. Muitas pessoas chegam às casas racionalistas cristãs dispostas a mudar de conduta. Observam o que acontece nas reuniões públicas, ouvem os aconselhamentos, concordam com tudo, mas, no primeiro obstáculo que encontram, deixam de lado a vontade inicial de mudar, não se esforçam em seguir adiante, não confiam em si mesmas.

Por isso, orientamos as pessoas que têm vontade de mudar a forma de encarar seus problemas, de mudar o jeito de proceder, o modo de ver a vida, que se esforcem para tal, mas disciplinem os pensamentos, não deixando que estejam ora aqui, ora acolá. Ao se recolherem à noite para o descanso recuperador, procurem fazer uma reflexão sobre o que aconteceu durante o dia: o que realizaram, os acontecimentos por que passaram, o que decidiram.

As pessoas estão o tempo todo decidindo alguma coisa: se vão sair cedo ou tarde, o que vão comer, o que irão vestir, e muito mais. Decisões fazem parte do viver rotineiro. Então, quando decidem mudar de verdade o que sentem, quando resolvem eliminar o que não vale a pena conservar dentro de si mesmas, mas encontram dificuldade para agir, precisam fortalecer a capacidade de determinação que têm na alma. Quando alguém se volta para algo de bom só tem a lucrar, porque ganha em espiritualidade, nunca perde.

Ao fazerem suas reflexões, as pessoas não devem ter vergonha de assumir as fraquezas, mas devem encará-las. Essa atitude é muito importante. Não admitir um defeito é erro grave, pois esse procedimento dificulta o crescimento espiritual. Por isso, é bom que todos sejam honestos consigo mesmos, enfrentando as dificuldades por que passam na vida com clareza de raciocínio, determinação e disciplina, esforçando-se para ter bom êxito.

Portanto, os que desejam mudar de comportamento não podem acovardar-se diante da primeira dificuldade que encontrem pelo caminho. A vida é um exercício diário de fortalecimento espiritual. Quem está atento para isso percebe o que é frágil em sua personalidade, testada a todo tempo. Muitos não conseguem ver seus erros, mas enxergam os erros dos outros. Quando alguém aponta suas faltas, não aceitam nem mesmo a crítica construtiva. Por isso, é importante que sejam corajosos para admitir os próprios erros, de modo a agir sinceramente dispostos a modificar-se para melhor, com disciplina de pensamentos.

Doutrinação de Humberto Rodrigues