26 de janeiro de 2013

Aconselhamos que pensem bem antes de tomar qualquer atitude em suas vidas. Os atos a serem praticados, por mais insignificantes que possam parecer, devem ser analisados com muita calma.

Filial Nova Lima do Racionalismo Cristão - Minas Gerais - Brasil

 

Aconselhamos que pensem bem antes de tomar qualquer atitude em suas vidas. Os atos a serem praticados, por mais insignificantes que possam parecer, devem ser analisados com muita calma. Nada deve ser avaliado de maneira atabalhoada ou realizado de qualquer jeito.

Muitas pessoas não sabem por que vivem angustiadas, sempre aflitas, se nada de ruim acontece em suas vidas. E se perguntam: por que não se sentem bem, uma vez que filhos, maridos, esposas ou parentes estão todos com saúde? Essas pessoas normalmente se preocupam com a vida alheia, se envolvem com problemas que não lhes pertencem, tomam atitudes impensadas. Ao invés de elevarem o pensamento quando há uma discussão acalorada, para que os envolvidos cheguem ao entendimento através da palavra conciliadora e tudo se normalize, preferem se envolver no conflito, preocupam-se com o que não lhes cabe resolver.

Quantos indivíduos agem assim e não param para pensar! Acham que essas coisas caem no esquecimento, mas não caem. Elas ficam gravadas no campo áurico de cada um e só trazem mais dissabores, em razão da má assistência espiritual que cultivam todos os dias. Se mantiverem atitudes boas, bem pensadas, terão dias tranquilos, harmoniosos. Familiares ficam contentes ao lado de pessoas em sintonia com as forças do bem.

É preciso voltar a mente no sentido do viver mais amplo, porque os seres humanos não estão neste mundo para se ocupar com problemas que se situam de antemão fora de sua alçada, salvo elevar o pensamento para que sejam bem resolvidos. Intromissões, julgamentos ou críticas são atitudes indevidas. Muitas pessoas vivem a criticar a vida alheia, mas se esquecem da própria. Com as ações incorretas que praticam, atraem forças negativas, espíritos do astral inferior que se aproximam porque pensam e agem da mesma forma. Assim se perturbam e depois reclamam da vida.

As pessoas não têm nada do que reclamar, se olharem a vida conforme ela se mostra. Para umas, os problemas viram oportunidades que aprimoram a personalidade, e essas crescem espiritualmente. Mas, para outras, uma adversidade é motivo para se entregarem ao desânimo, à depressão, ao se deixarem envolver por fluidos negativos e pesados. Como podem melhorar o viver agindo dessa forma?

A Terra é um mundo-escola onde se encontram diversidades espirituais, pois cada espírito encarnado tem seu grau de evolução. Sendo assim, cada ser é uma individualidade e resolve os problemas à sua maneira, quase sempre de forma diferente dos demais. Para as pessoas terem uma vida relativamente feliz é preciso que se analisem, deixem as coisas banais de lado, não alimentem discussões nem deem guarida a pensamentos negativos, que as façam incapazes de resolver situações difíceis.

Reflitam sobre nossas palavras e, com certeza, terão suas vidas modificadas para melhor.

12 de janeiro de 2013

O erro, por pequeno que seja, traz consequências desagradáveis e desfavoráveis ao viver.

Filial Belo Horizonte do Racionalismo Cristão - Minas Gerais - Brazil
 

Caminha o Racionalismo Cristão passo a passo com o tempo. O tempo passa e chama à responsabilidade os seres que não souberem aproveitá-lo. É preciso saber aproveitar o tempo, para que cada um dê contas a si próprio do que fez ou deixou de fazer. A Doutrina esclarece, para que despertem do sono espiritual. Quando todos tiverem consciência do que são como Força e Matéria sentirão mais segurança em seu viver.

Em vida física, lutamos sempre pelo cumprimento do dever. E o que significa ter consciência do dever cumprido? Cumprir o dever é algo mais do que muitos pensam. O cumprimento do dever requer renúncia, calma, justiça, exige dignidade.

O Racionalismo Cristão é uma doutrina espiritualista, e é de espiritualidade que os seres humanos precisam, pois muitos perderam o senso de responsabilidade, mais voltados para os acenos da matéria. Pouco a pouco vão-se deixando envolver pela onda de facilidades de toda ordem.
Esperamos que as pessoas reconheçam seus erros. Dizem que errar é humano, mas achamos que não devem errar. O erro, por pequeno que seja, traz consequências desagradáveis e desfavoráveis ao viver. Um erro dá margem a outro, e, de erro em erro, chegam ao desequilíbrio psíquico, situação muito triste, como podem observar.

Há muito que fazer, muito para se corrigir. Os estudiosos do Racionalismo Cristão devem esforçar-se para aprender, pondo em prática seus ensinamentos. Os que permanecem indiferentes à espiritualidade se deixam ficar para trás. Mas sempre há uma esperança. Reeduquem o pensamento, com a vontade sempre dirigida para o cumprimento do dever.

Portanto, esclareçam-se, procurem ler com atenção duas obras essenciais da Doutrina, intituladas Racionalismo Cristão e A vida fora da matéria. Pondo em prática os ensinamentos, não haverá mal que se aproxime, pois saberão como devem reagir ao astral inferior, com ordem e disciplina. Muitos seres retardam a evolução por falta de conhecimentos espiritualistas. Por isso, não nos cansamos de ensinar o que é o ser humano e o que ele faz neste planeta-escola, que é a Terra.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

6 de janeiro de 2013

Os seres humanos têm grande responsabilidade neste mundo; o mal é não saberem cumprir seus deveres, levando a sério o que a vida impõe. A responsabilidade maior é a manutenção do lar, pois dele é que saem mulheres e homens dignos, verdadeiros cidadãos.

Filial Pelotas do Racionalismo Cristão - Rio Grande do Sul
 
Quantos males poderiam ser evitados se houvesse firmeza de caráter! As pessoas espiritualmente esclarecidas fazem bom uso do livre-arbítrio, pensam com acerto, colocam em prática o que idealizam, estando, assim, em condições de enfrentar a vida com sabedoria. Há muitos modos de viver, há muitos modos de agir e, por essa razão, constantemente o Racionalismo Cristão bate na mesma tecla, chamando a atenção das pessoas para que possam caminhar com segurança pela estrada certa da vida. Saindo do caminho correto para caminhar por atalhos tortuosos, nenhuma delas poderá conseguir a vitória desejada, pois estarão sujeitas ao sofrimento causado pelos erros cometidos.

Os seres humanos têm grande responsabilidade neste mundo; o mal é não saberem cumprir seus deveres, levando a sério o que a vida impõe. A responsabilidade maior é a manutenção do lar, pois dele é que saem mulheres e homens dignos, verdadeiros cidadãos. No lar onde não existe moral não pode haver a atração das Forças Superiores. Se os pais souberem manter a personalidade, muito poderão fazer na defesa dos filhos contra os maus elementos, cuidando deles com firmeza e carinho, pro- curando educá-los dentro dos princípios racionalistas cristãos e de sua disciplina fortalecedora. Para se viver bem neste mundo é necessário haver disciplina e ordem.

As casas racionalistas cristãs são escolas espiritualizadoras. Os seres que crescem em espiritualidade à sombra dos seus ensinamentos, se forem bons alunos, servirão de exemplo, e o exemplo é tudo na vida. Em nossas Casas não se dão espetáculos, não se mente, tudo que é falado é sincero, porque se tem respeito e consideração pelos assistentes que a elas comparecem nas reuniões públicas. Não há sensacionalismo e não são aceitos impostores nos seus quadros. Esclarecemos com franqueza, lealdade, dizendo aos frequentadores o que devem escutar.

Os doutrinadores e demais militantes das casas racionalistas cristãs não poupam sacrifícios. Com espírito de renúncia e pensamentos elevados, formam correntes fluídicas atrativas das Forças Superiores, que derramam seus fluidos benéficos sobre os que querem despertar para a espiritualidade, que procuram a felicidade que está dentro de cada um. Quem bem faz para si o faz. Quem não tem moral jamais irá atrair a presença do Astral Superior.

O Racionalismo Cristão mostra o lado correto da vida, para que todos tenham esclarecimento espiritual, caminhem com segurança e personalidade, saibam viver como seres humanos úteis a si e ao semelhante.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão