24 de novembro de 2012


10 de novembro de 2012

O Racionalismo Cristão é uma escola espiritualista e, para frequentá-la com proveito, é necessário que as pessoas tenham vontade de estudar para se esclarecerem espiritualmente.

Casa-Chefe do Racionalismo Cristão - Rua Jorge Rudge, 119 - Rio de Janeiro - Brazil

A certeza do dever cumprido é a maior felicidade que o ser humano pode conquistar na vida. O espírito quando encarna traz consigo o ideal traçado em sua dimensão espiritual. Muitos seres, porém, retardam a evolução, porque resolvem trilhar caminhos equivocados. Desconhecem que no momento da concepção tem início o esforço do espírito como artífice do próprio corpo, ao lado de quem será sua mãe. Todos deveriam ter conhecimento dessa grande obra de tanto valor moral, de tanto amor espiritual, amor que a mãe sente pelo filho que espera com alegria. O espírito que chega é fruto da vida de um casal, cumprindo deveres e conquistando com muita luta a própria felicidade. Nessa luta, pais e filhos devem ter compreensão do que fazem na Terra, para alcançar progresso material e espiritual.

É preciso que a humanidade se entenda, que os seres humanos procurem viver com sabedoria. Todos que passam por este mundo têm que trabalhar e progredir com honestidade, sendo dignos, não querendo mal a ninguém, não se preocupando com a vida alheia, pois cada qual vive à sua maneira.

O Racionalismo Cristão a todos recebe em suas Casas. Não se interfere na vida particular de ninguém, pois a Doutrina só visa ao esclarecimento espiritual dos seres humanos. Sempre aconselhando, mostra os prós e os contras da vida, para que vençam na caminhada por este mundo de incompreensões.

Quando o indivíduo não procura conhecer a razão de ser do que lhe acontece, está em mau caminho, porque nem ao menos se conhece. No momento em que a mente está em desordem e emite maus pensamentos, esquece-se de que é um espírito em evolução e, assim, deixa-se levar pelo eu mal-educado, vendo apenas o que o satisfaz. Por ignorar os conhecimentos espirituais, não segue os bons preceitos da saúde física e mental, que devem ser respeitados.

O Racionalismo Cristão aconselha às pessoas que tenham horas para tudo, sendo úteis aos semelhantes, levando a palavra amiga sempre que alguém precise, para que se esclareça e evite um revés, cometa uma indignidade ou tenha uma falência moral. Nas doutrinações explanadas em nossas Casas, orientamos como podem libertar-se das malhas do astral inferior, pois a vida deve ser bem vivida, para terem êxito, sentirem-se felizes, mesmo nos momentos difíceis. Com bons pensamentos, darão um colorido superior ao viver, sentirão alegria.

O Racionalismo Cristão é uma escola espiritualista e, para frequentá-la com proveito, é necessário que as pessoas tenham vontade de estudar para aprender. Ao irradiarem às Forças Superiores, devem fazê-lo dando valor a cada palavra, não repetindo as irradiações automaticamente. Devem irradiar analisando palavra por palavra, para entrarem em contato com as vibrações dos campos superiores da espiritualidade.

Na vida dos seres humanos há momentos felizes, momentos difíceis, momentos em que devem elevar o pensamento, para se desprenderem das coisas materiais. Homens e mulheres que travam grandes lutas nas diversas profissões, todas elas de grande responsabilidade, quando vêm ao mundo e seguem suas vocações não mais se pertencem. Precisam dedicar-se à missão que escolheram, porque seus espíritos trouxeram dos mundos de estágio uma força superior voltada para as causas que abraçaram.

Assim sendo, os seres devem trabalhar pela paz construtiva, a paz conquistada pelo entendimento. Todos têm por dever procurar o meio mais rápido e eficaz para que desapareça tanto sofrimento na Terra. Sem espiritualidade nada poderão conseguir, mas com os conhecimentos de que dispõem e a força espiritual que possuem muito poderão fazer, tendo a coragem precisa para cumprir seus deveres com responsabilidade.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão