20 de outubro de 2012

São felizes os seres que param para pensar e analisar os fatos, na sequência em que eles acontecem. Se todos assim fizessem, saberiam o porquê dos altos e baixos em suas vidas.

Filial Providence do Racionalismo Cristão - Estados Unidos da América

Sempre repetimos que o ser humano é o que quer ser. Assim sendo, por que não querer ser útil a si mesmo? Por que não lutar contra as próprias imperfeições? Por que não caminhar em frente, em prol do seu progresso espiritual e material, usando o meio-termo, onde se destacam as boas qualidades evolutivas, para não chegar aos extremos, onde se retarda a evolução?

São felizes os seres que param para pensar e analisar os fatos, na sequência em que eles acontecem. Se todos assim fizessem, saberiam o porquê dos altos e baixos em suas vidas. Pensem com elevação, sempre em busca do que querem, pois sabendo querer a pessoa consegue a longo prazo, se não for possível em menos tempo, alguma coisa do muito que deseja.

Quando reencarnam neste mundo, os espíritos vêm em busca do aperfeiçoamento, precisando muito de orientação. Os seres que nascem no meio de pessoas esclarecidas encontram mais facilidade para desenvolver a inteligência e pôr em prática seus ideais. Outros, crescendo em ambiente de pouco esclarecimento espiritual, encontram maior dificuldade. Só depois de adultos vão aprender a separar o joio do trigo, ou seja, escolher o caminho que os levará à meta desejada.

Atualmente, é difícil transmitir princípios educativos, porque preocupa o que se observa na sociedade. Seja nas altas camadas sociais, seja nas menos favorecidas, a situação é a mesma. Mas, como se diz e é verdade, nem tudo neste mundo está perdido. Há sempre meios para o ser de boa vontade se esclarecer, mesmo um tanto desgastado pela vida irregular que teve até então. Por vezes foi mal orientado na infância, mas, na fase adulta, quer acertar, progredir, ser uma pessoa útil a si e ao semelhante. Mesmo sendo difícil, não é impossível, sobretudo se frequentar uma casa racionalista cristã e ouvir as orientações que são transmitidas aos assistentes nas reuniões públicas. Lendo e estudando as obras doutrinárias publicadas, é mais fácil mudar o rumo dos acontecimentos, começar vida nova.

Portanto, mantenham o pensamento elevado voltado para o bem-querer, usando o raciocínio e o poder da vontade. Caminhem pela estrada da espiritualidade com passos curtos, mas firmes, para encontrar paulatinamente o que procuram. Com o passar do tempo tudo se iluminará com as lições aprendidas e praticadas.

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

6 de outubro de 2012

O Racionalismo Cristão é uma doutrina espiritualista esclarecedora. Prepara os seres humanos para a luta cotidiana, aconselhando-os a raciocinarem, a ser moderados e ponderados



Para que uma atividade chegue a bom termo é preciso haver cooperação. Nada pode andar bem se não houver colaboração sincera, desprendimento e boa vontade por parte dos seres envolvidos num empreendimento.

Se há muito a fazer, mas existem discórdias, é preciso que pensem e raciocinem, para que tudo possa ser colocado nos devidos lugares, separando o que está errado do que está certo. Não é sozinha que uma pessoa pode fazer o que depende de muitas. Poderá ser a responsável, mas ela precisa de colaboradores leais, que tenham consciência, saibam dar o real apoio com sua maneira correta de agir.

Sabemos o que é ter responsabilidade por algo na vida. Quase sempre há pessoas descontentes em volta. Uns fazem comentários, outros criticam, mas as críticas e os comentários nem sempre são construtivos e justos. Os comentários destrutivos e as críticas injustas causam muitos transtornos, muita decepção e revolta.

Os seres humanos, para merecerem consideração e respeito, devem impor-se pelos atos corretos, pela honestidade. Os eternos insatisfeitos não se impõem por nada disso, querem apenas aparecer e, assim, só servem para atrapalhar a boa marcha dos trabalhos.

Contudo, a normalidade virá a seu tempo, pois não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. As pessoas irão concluir que estão erradas, que não devem agir como agem. Se procederem corretamente, fazendo o que a consciência lhes ditar como certo, darão um grande passo para alcançar o que almejam.

O Racionalismo Cristão é uma doutrina espiritualista esclarecedora. Prepara os seres humanos para a luta cotidiana, aconselhando-os a raciocinarem, a ser moderados e ponderados. Não procedendo dessa maneira, nunca poderão ser justos, nunca irão agir com acerto, porque, no íntimo, são pretensiosos e egoístas. Pessoas assim não podem ser tomadas em consideração. Esclareçam-se, trabalhem, colaborem de fato. É o que queremos dos bem-intencionados.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão