13 de julho de 2012

Querer melhorar é legítimo, significa ajudar a si mesmo, mostra progresso espiritual. Mas nunca deixe de ser você mesmo.

Filial Cuiabá do Racionalismo Cristão

Admirar uma pessoa pela forte e honesta personalidade, pelo excelente caráter, procurando seguir seus bons exemplos, é sempre importante. O que não é certo é tecer comparações, querer ser igual à pessoa admirada, pois você é único. O Todo não existe sem você, como você não existe sem o Todo, o Grande Foco.

Querer melhorar é legítimo, significa ajudar a si mesmo, mostra progresso espiritual. Mas nunca deixe de ser você mesmo. Todos são iguais perante a Inteligência Universal, porém cada um tem individualidade própria. As comparações, a vontade de ser o outro dão oportunidade a sentimentos inferiores.

Quando você volta os olhos para dentro de si descobre que o progresso espiritual não dá saltos, que é preciso subir a escada da evolução degrau por degrau. E o Astral Superior o apoia, porque estamos interligados, dependemos uns dos outros.

O valor que você confere à vida é o valor que existe dentro de si, a maneira pela qual enxerga os acontecimentos é a forma como você se enxerga. Se você consegue ver no semelhante coisas boas que despertam sua vontade de melhorar é porque elas existem também dentro de você, adormecidas, e precisam ser despertadas. Apoie-se, então, em si mesmo, nas suas potencialidades, na vontade de melhorar, e você melhorará, porque nós, Espíritos Superiores, apoiamos todos.

É um processo incessante a luta que o Astral Superior trava para arrebatar espíritos do astral inferior da atmosfera fluídica da Terra, pois se perderam no próprio mau uso do livre-arbítrio. Mas isso terá fim quando o ser humano aprender a pensar, a voltar os olhos da espiritualidade para si, a se enxergar como parcela do Princípio Inteligente sequiosa de evolução espiritual. No futuro, ainda longínquo, os espíritos desencarnados não mais permanecerão no astral inferior, porque não terão como polo atrativo no mundo físico os espíritos encarnados. O que ainda os segura na atmosfera fluídica da Terra são os encarnados que não sabem pensar.

Então, meu amigo, aprenda a pensar, porque há muito para descobrir, muito para fazer. Você é único, repetimos, e pensando elevadamente terá sempre a assistência das Forças Superiores.

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

7 de julho de 2012

O esclarecimento espiritual é patrimônio que engrandece os seres, além de ajudá-los a vencer as agruras da vida

Filial Avenida Holanda do Racionalismo Cristão - Cabo Verde

O esclarecimento espiritual é patrimônio que engrandece os seres, além de ajudá-los a vencer as agruras da vida. Há pessoas sentimentais, outras indiferentes, acomodadas, há, enfim, uma quantidade enorme de temperamentos.

As sentimentais são as que mais sofrem. Para que passem pela vida sem maiores infortúnios, é preciso que tenham meio termo: nem muito sentimentais, nem muito indiferentes.

O sentimentalismo, por ser inerente aos seres humanos, nem todos dele podem desvencilhar-se, mas podem conter-se, dominar, podem procurar, pelo pensamento bem irradiado, encarar a vida de maneira mais racional.

Há fatos que deixam impressão desagradável, mas essa impressão desaparece, quando as pessoas põem o pensamento e a vontade sempre fortes voltados para ações benéficas. É preciso que possuam o preparo espiritual necessário para enfrentar o que encontrem de mal neste mundo, em que há coisas boas e más, acontecimentos agradáveis e desagradáveis. Se estiverem predispostas à luta, encontrarão em si a energia de que necessitam. Tudo tem sua razão de ser. Procurem, pois, essa razão e encontrarão nela a compreensão dos aflitivos casos de natureza moral e física por que passam, o apoio e o conforto de que carecem na solução dos seus problemas.

A vida na Terra é realmente pesada e sofrida para muitos, mas as dificuldades são compreensíveis quando há esclarecimento espiritual. O esclarecimento é um lenitivo para o espírito, porque torna o ser forte, para vencer o que lhe possa afetar.

Esclareçam-se e encarem o mundo da maneira que ele é, enfrentando o que for preciso, com valor e coragem. Todos lutam, todos trabalham, muitos sofrem, mas tudo se faz necessário para haver crescimento espiritual.

Enfrentem o que for preciso, para poderem passar pela vida sem se enfraquecerem espiritualmente. Nada melhor que o trabalho para se manterem ocupados os que se comovem com facilidade.

Procurem uma atividade que lhes seja prazerosa e útil ao semelhante, pois essa ocupação ajudará a superar o sentimentalismo doentio.

Esclareçam-se, portanto, para se tornarem espiritualmente fortalecidos, e tudo enfrentarem sem fraquezas ou vacilações.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão