29 de junho de 2012

É de grande importância que as pessoas saibam que as experiências vividas neste mundo não se perdem, que tudo devem compreender dentro da razão e do bom senso.



É de grande importância que as pessoas saibam que as experiências vividas neste mundo não se perdem, que tudo devem compreender dentro da razão e do bom senso.

Muito se tem falado para o esclarecimento da humanidade, e as palavras permanecem ecoando pelo mundo. Então, quanto mais se falar mais o eco da espiritualidade se fará sentir pelo espaço, para que os seres humanos se remodelem, procurando pensar com elevação, pois no íntimo estão ansiosos por encontrar algo que lhes sirva como lenitivo. Esse algo é o Racionalismo Cristão, que não deixará de dizer a Verdade sobre a vida espiritual, para que todos a sintam tal qual deve ser sentida, através dos sentimentos superiores que os seres humanos normais possuem. Manter pensamentos elevados tem grande valor, e muito se tem feito mediante pensamentos afins, porque a irradiação do Astral Superior chega longe.

É importante que procurem se reeducar no dia-a-dia, pois na atmosfera estão sempre vibrando pensamentos inferiores, emitidos por seres infelizes, para que haja discórdia, animosidade. Os sentimentos inferiores contribuem para a formação de maus ambientes, onde sempre haverá uma pessoa descontente, alguém infeliz, que vai servir de instrumento para espíritos inferiores.

A causa de muitas infelicidades, de muitas desgraças que acontecem neste mundo se deve à falta de esclarecimento das pessoas, por não se conhecerem como Força e Matéria. Dentro dos Princípios desta bela Doutrina há muito que estudar, e assim será sempre, porque não terá fim o esclarecimento que a Doutrina proporciona.

Todos os dias nascem crianças; são espíritos que encarnam, e sua formação precisa ser bem cuidada. Desde cedo, a vida espiritual deve ser tomada a sério, para que a educação seja perfeita.

É necessário saberem viver, porque, quando os seres se deixam iludir, se deixam levar por maus pensamentos, tornam-se criaturas infelizes, que descem aos últimos degraus da vida, chegando ao lodaçal. Por isso, não se desviem do caminho da dignidade. Todos precisam ter coragem para vencer. Quando o espírito é envolvido por sentimentos de fraqueza, não sabendo se dominar, sofrerá as conseqüências do avassalamento.

Sempre repetimos que o sofrimento acompanha os seres ignorantes da espiritualidade. É o sofrimento que os desperta, é o sofrimento que os encoraja quando procuram vencer as dificuldades, não se deixando dominar por elas. Assim sendo, procurem compreender a razão de ser de tão bela Doutrina. Só o esclarecimento espiritual valoriza o ser humano na Terra.

Sabendo defender-se e cumprindo seus deveres condignamente, todos evoluem. O desequilíbrio em que vive grande parte da humanidade resulta da falta de espiritualidade. Procurem, pois, compreender a Doutrina, repetimos, tenham pensamentos valorosos, e serão suficientemente corajosos para arcar com as responsabilidades que a vida impõe. Se os sofrimentos fazem parte da vida das pessoas, o Racionalismo Cristão esclarece que podem amenizá-los, tendo sempre pensamentos de valor.

Por tudo isso, procurem sentir no íntimo a irradiação superior que beneficia os que vêm às Casas Racionalistas Cristãs.

Luiz de Mattos

16 de junho de 2012

A humanidade vive em constante estado de insegurança e intranqüilidade em face dos acontecimentos de cada dia, em que a surpresa desconcertante e a dor se acham irmanadas.

Filial São Paulo do Racionalismo Cristão - Rua Gabriel Piza, 313 - Santana - São Paulo, SP


A humanidade vive em constante estado de insegurança e intranqüilidade em face dos acontecimentos de cada dia, em que a surpresa desconcertante e a dor se acham irmanadas. 

Os erros, as irreflexões, os desmandos campeiam por toda parte, envolvendo os seres humanos indistintamente, em vertiginosa onda avassaladora. 
Quase ninguém sabe como se defender dos ataques que recebe, dos imprevistos que se sucedem em circunstâncias as mais diversas, quando os indivíduos são atirados uns contra os outros, sem o menor trato de fraternidade. 

A vida está sendo vivida num clima ora de angústia, ora de desespero, tais os problemas que se apresentam, da mais variada ordem e difícil solução, que envolvem, não poucas vezes, o quanto há de mais sofrido pelo indivíduo. 

Há necessidade de suavizar a vida com momentos de paz e tranqüilidade, a fim de que cada um possa representar o seu papel com a serenidade indispensável ao êxito. As religiões pouco podem fazer nesse sentido, por faltar-lhes a segurança básica que só se encontra no conhecimento da verdade sobre os fatos que presidem a vida. 

As religiões não dispõem de recursos para explicar, de maneira racional e até científica, como se processa a continuação desta vida física em plano astral, e, por isso, não podem preparar e orientar os rebanhos, com essa finalidade. 

Os requisitos que devem ser observados por quem se dispuser a seguir pelo caminho da espiritualidade estão condensados nas obras doutrinárias do Racionalismo Cristão, e merecem ser meditados
Não há a menor intenção, ali, de impor idéias ou de fazer prosélitos. O fim único é o de esclarecer as criaturas sobre a verdade da vida espiritual, distribuindo, com generosidade, os conhecimentos dos quais está de posse o Racionalismo Cristão. 

Não se espera, com isso, a menor recompensa material, e a retribuição espiritual que houver está subordinada ao dever de praticar o bem e ajustada à lei de causa e efeito.

Caso não seja possível a alguém concordar, sinceramente, com tudo o que nestes estudos se apresenta, não se deverá molestar por isso, porque é realmente difícil destruir um amontoado de conceitos e preconceitos ilusórios armazenados durante longo passado. 

É sabido que há na Terra um contingente valioso de pessoas que está aguardando contato com estudos desta natureza, para melhor se poderem firmar nas suas convicções espiritualistas. 

É preciso reconhecer que a palavra escrita é meio eficaz de divulgação de idéias, e por isso aqui está este livro para apresentar uma série de estudos espiritualistas, baseados no Código de Princípios Racionalistas Cristãos. 

O objetivo é o de auxiliar a evolução de cada ser humano, de modo que ela não estacione, como pode acontecer, mas que se processe aceleradamente. 

O mundo precisa passar por uma renovação de costumes, que só se consumará pela espiritualização das massas. Logo, a doutrina racionalista cristã sendo, como é, eminentemente espiritualista, tem de tomar parte ativa nesse movimento, e os seus dirigentes a conduzem com a mais decidida convicção de estarem operando em ótimo sentido, nessa direção. 

Pode parecer, aos menos avisados, que a doutrina racionalista cristã é mais uma filosofia entre tantas, mas, na realidade, ela foi estruturada pelos espíritos do Astral Superior, que se serviram dos fundadores, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, como esteios (não médiuns) e intermediários dos seus pensamentos. 

A moral cristã foi estabelecida na Terra há cerca de dois mil anos, e o que se deseja, com o maior empenho, é vê-la continuada no mundo, com as suas cores reais, absorvida pela maioria dos seres, se não puder ser pela totalidade. 

O esforço da espiritualização precisa ser comum a todas as criaturas. As que atingiram o esclarecimento se obrigam a dar a sua participação, para que outras alcancem os conhecimentos que possuem, mas sem imposição, sem nenhum ato que possa parecer impertinência. 

Trecho do Livro A Felicidade Existe - Disponível no Link: http://racionalismocristao.org/bu/felicidade-existe.pdf

9 de junho de 2012

O Racionalismo Cristão evidencia a realidade espiritualista em todas as situações da vida. Então, procurem viver em paz consigo mesmos, estejam onde estiverem.



Filial Florianópolis do Racionalismo Cristão - Santa Catarina - Brazil

O Racionalismo Cristão mostra a realidade clara sobre a vida espiritual àqueles que têm a felicidade de chegar às casas racionalistas cristãs. O esclarecimento que a Doutrina oferece aos assistentes das reuniões públicas tem alto valor, porque nossas palavras positivas são de grande alcance para quem raciocina. A humanidade está desiludida, cansada de ouvir palavras sem nexo, palavras que não merecem a reflexão de quem as ouve. Explanamos ensinamentos para os que precisam lutar por dias melhores, tendo a convicção exata dos seus deveres espirituais e materiais.

O Racionalismo Cristão torna fortes os fracos, levanta o ânimo dos que comparecem às suas Casas. Ninguém em sã consciência se deixa abater, porque possui força interior, cuja vibração pode sentir. Essa vibração vem do espírito e faz a pessoa reagir, movimentar-se, atirar-se à luta pela vida. Tem responsabilidades sobre os ombros e de uma forma ou de outra busca dias melhores.

O conhecimento sobre a vida fora da matéria triunfará, porque há necessidade urgente de que a humanidade se esclareça, para livrar-se de falsos princípios que só servem para acovardar os que não têm domínio sobre si próprios. Há pessoas com pouca visão, e há outras que não têm visão alguma. É necessário pôr o pensamento em ação, porque a vibração espiritual faz da fraqueza força, faz do nada muito. É preciso raciocinar sobre os fatos que acontecem na vida a todo o momento.

Desejamos que os assistentes das casas racionalistas cristãs aprendam nossas lições, se esclareçam, para encaminharem outros seres, principalmente as crianças que chegam aos lares. Observamos que muitos que saem de nossas Casas não procuram pôr em prática os belos ensinamentos ouvidos. 

Continuam no viver errado que receberam na infância, pelo desconhecimento da vida espiritual. Esse é um mal que leva muitos seres a situações tristes, degradantes, quando praticam o que há de pior na vida humana: mentir aos semelhantes com palavras envolventes, que acabam sendo aceitas e guardadas.
O Racionalismo Cristão evidencia a realidade espiritualista em todas as situações da vida. Então, procurem viver em paz consigo mesmos, estejam onde estiverem. Os que cresceram à sombra desta grandiosa obra espiritualizadora podem ter satisfação em praticar os ensinamentos de valor que aprenderam. Ninguém deve recuar ou ter acanhamento de dizer que é espiritualista. Quanta coisa sem importância e sem valor é divulgada para enganar milhões de pessoas!

Espíritos de elevada categoria encarnaram no planeta e deixaram princípios espiritualistas e preceitos do cristianismo que estão consolidados no Racionalismo Cristão, que brilha, resplandece, levando pelo mundo afora seus ensinamentos. Aconselhamos que estudem a Doutrina, se quiserem conquistar a felicidade, ou, melhor dizendo, se quiserem ter a consciência tranquila. 

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

2 de junho de 2012

O Racionalismo Cristão abre novos horizontes para aqueles que estudam com atenção os princípios doutrinários


Correspondente Ilha de São Miguel - Cabo Verde

O Racionalismo Cristão abre novos horizontes para aqueles que estudam com atenção os princípios doutrinários. Tudo depende do empenho da pessoa em se esclarecer espiritualmente. Precisa esforçar-se para aprender e fazer bom uso do que assimila, para não estacionar. Como em uma escola, a aprendizagem é contínua e todos os alunos têm oportunidades iguais. Embora ouçam as mesmas aulas, o aproveitamento depende de cada um. Quantos e quantos perdem a grande oportunidade que tiveram de conhecer o que é a espiritualidade por falta de empenho no estudo da doutrina racionalista cristã!

Cada ser que chega às casas racionalistas cristãs tem implantada em seu espírito uma semente. A semente poderá frutificar, muitas vezes na mesma encarnação. Há pessoas cujo desenvolvimento espiritual ainda é pequeno; necessitam de mais experiências para compreenderem a realidade da vida fora da matéria. São infinitas as possibilidades para o espírito que deseja evoluir.

No Racionalismo Cristão, procuramos plantar na mente dos seres a ideia evolutiva, a ideia de que precisam trabalhar por si para melhorarem, alcançando mais progresso espiritual. Quando as pessoas se abrem para a espiritualidade, ganham muito em evolução, porque passam a fazer bom uso do livre-arbítrio. Consequentemente, saberão como se conduzir neste mundo, como se livrar dos maus ambientes que pululam na atmosfera fluídica da Terra.

Tudo isso o Racionalismo Cristão faz questão de ensinar, para que aprendam. De posse dos conhecimentos, as pessoas sentem-se tão bem, tão seguras, que desejam transmitir ao semelhante o que aprenderam. Aprenderam a se conduzir e a ensinar também. É muito bom ver indivíduos que estavam seguindo pelo lado errado da vida tomarem o rumo certo do bom caminho, o caminho da espiritualidade, do entendimento real da vida, não com fantasias ou ilusões que levam ao desânimo e ao sofrimento, que fazem o espírito estacionar no seu programa evolutivo.

Portanto, quem já sabe conduzir-se neste mundo não deve omitir-se na grande tarefa de transmitir ao semelhante tudo que aprendeu com o estudo da doutrina racionalista cristã. 

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão