26 de fevereiro de 2012

Doutrina que orienta os seres humanos a caminhar com segurança pela estrada da vida.



Racionalismo Cristão, que bela doutrina! Doutrina que orienta os seres humanos a caminhar com segurança pela estrada da vida. Doutrina que ensina que tudo depende deles próprios, pois todos têm uma força dentro de si a desenvolver. É através do esclarecimento espiritual, das orientações e dos conhecimentos que o Racionalismo Cristão explana, que as pessoas vão aprendendo a se conduzir na vida. Quando desconhecem sua composição como Força e Matéria, espírito e corpo, não sabem dirigir o pensamento, a força de vontade e o livre-arbítrio, que geralmente estão voltados para o mal.

Nas reuniões públicas de limpeza psíquica, o Racionalismo Cristão ensina os seres humanos a usarem o pensamento, conduzindo o livre-arbítrio para o bem. Ensina-os a enfrentar a luta pelo viver com dignidade e honradez, com sua vontade sempre forte, decidida, porque essas são as armas poderosas que possuem, para fazerem sua caminhada neste mundo, onde os espíritos encarnam para evoluir.

O racionalista cristão verdadeiramente esclarecido é alguém que sabe elevar o pensamento, atrair as Forças Superiores e bem firmar os pés no chão. Procedendo assim, torna-se pessoa vitoriosa em todos os empreendimentos. Não conhece derrotas nem insucessos, pois sabe como levar sua vida com altivez. São ensinamentos que o Racionalismo Cristão explana aos que vêm às suas Casas.

Infelizmente, no mundo de hoje o materialismo fala mais alto. Respeito, dignidade e valor vêm desaparecendo. Por isso, a humanidade caminha desordenadamente. Mas o Racionalismo Cristão segue a passos largos, divulgando princípios esclarecedores. Quantos seres chegaram como verdadeiros farrapos humanos e, à medida que freqüentaram nossas Casas assiduamente, que participaram de nossas reuniões espiritualistas, que leram atentamente nossos livros, foram aprendendo a viver! Conhecendo-se como Força e Matéria, tornaram-se grandes lutadores e prestaram valiosa colaboração, participando dos nossos trabalhos mais tarde.

Quantas e quantas vezes orientei os assistentes da cabeceira da mesa da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão! Quantos alertas fiz para um viver melhor neste planeta! Hoje, em plano astral, aconselho que leiam os nossos livros com atenção, que se esclareçam espiritualmente, para conquistarem a própria felicidade.

O trabalho do Astral Superior pelo esclarecimento da humanidade é intenso. Portanto, sejam racionalistas cristãos na forma e no sentir. Não queremos fanáticos, mas pessoas realistas e pensantes. 

Doutrinação de Antônio Cottas - Consolidador do Racionalismo Cristão.


18 de fevereiro de 2012

Lançamento de Livro Histórias do Racionalismo Cristão em São Vicente, marcou o centenário da doutrina em Cabo Verde.



Quando dizemos que nossas Casas são verdadeiras Escolas, assim afirmamos porque os que aqui vêm com vontade de aprender, com vontade de se esclarecer, prestando muita atenção em nossas doutrinações, ficam sabendo que chegaram ao lugar certo e daqui podem sair até professores. Falamos professores porque quem quer aprender aprende, e quem quer ensinar também pode dar aula esclarecedora, para os mais necessitados.

Nossas palavras vão além dos seres humanos individualmente, pois falamos em tese. Procuramos alertar, sacudir espiritualmente as pessoas da melhor forma possível, para que, entendendo o que ouvem, saibam se conduzir no futuro, reagindo às adversidades.

Infelizmente, nossa sociedade é carente de palavras de bom senso. Se houvesse um pouco de esclarecimento espiritual naqueles que têm responsabilidade de ensinar, garantimos que muitos fatos desagradáveis deixariam de acontecer.

Muitos lares vêm sendo alvo de perturbações, porque os pais não sabem educar, deixando os filhos ao deus-dará, como se costuma dizer. Quando chegam à fase da adolescência, tornam-se pequenos marginais, devido à falta de orientação. Em muitos casos, os pais se ausentam para trabalhar, e as crianças ficam entregues às empregadas domésticas. Se algumas são responsáveis e cuidadosas, outras não se preocupam, e deixam soltos esses infelizes espíritos. Então, o que podem aprender? Nada!

Se dentro do lar houver pessoa de envergadura moral, mesmo que tenha de sair em busca do sustento da família, estamos certos, prevalecerá seu exemplo. Se a criança pensar: "estou sozinha, posso fazer o que quiser! ", a lembrança do exemplo do adulto responsável funciona como controle. Garantimos que não se arrependem os que procuram educar sua prole desde tenra idade. Mas, para que isso aconteça, há necessidade de um pouco de espiritualidade nos lares. Atualmente, por só pensarem em materialidade, os lares estão muito vulneráveis, e são atacados pelo astral inferior. Aí, quando vêm os aborrecimentos, todos se lastimam, e dizem: "Por que isso aconteceu? Eu não merecia! " Se pensarem bem, ao colocarem a cabeça no travesseiro, vão perceber que o que estão passando é reflexo da vida materializada que levam, é reflexo do que plantaram, colhem frutos estragados.

Desejamos que todos plantem árvores que possam dar bons frutos, que não apodreçam antes da colheita.

O Racionalismo Cristão está aí, sempre incentivando com boas palavras os que querem aprender. Para que isso aconteça, as pessoas precisam se libertar da materialidade. Pensem um pouco mais, raciocinem, e não terão aborrecimentos futuros.

Falamos desta forma, porque observamos que a mocidade não sabe firmar-se na sua vida. Pensem, policiem-se, e verão que estão agindo erradamente. Para que isso não aconteça é que nós, toda vez que podemos falar, que podemos sacudir pessoas, alertamos com nossas palavras. Por mais que sejam repetitivas, sempre bateremos na mesma tecla, pelo desenvolvimento espiritual dos seres humanos 

Doutrinação de Antônio Cottas - Consolidador do Racionalismo Cristão

5 de fevereiro de 2012

Ninguém se deve julgar melhor do que o semelhante, porque isso concorre para o seu atraso espiritual. Há muito a fazer no mundo, dentro dos moldes da razão e do bom senso


Antônio Vieira - Idealizador Astral do Racionalismo Cristão

Os anos passam e a vida por si mesma vai ditando modificações necessárias, a que todos têm que se ajustar. Está errado quem se torna insensível às mudanças, porque fazem parte do progresso do mundo e da evolução espiritual do ser. Assim sendo, aquele que não evolui estaciona.

É preciso encarar a vida com seriedade e receber o que é conveniente à evolução de cada um. Todos têm seu modo de sentir, sua maneira de ser e seu gosto. Querer fazer regra geral é errado, porque não há seres iguais.

A vida continua a cada ano, e o progresso é necessário, quer o intelectual, quer o material, quer o espiritual. Os espíritos não vêm a este mundo para passar o tempo, pois reencarnam para evoluir. O mundo sofre grandes transformações, e as pessoas, por seu turno, são envolvidas por elas, na maioria das vezes sem perceberem. As que voluntariamente não acompanham o progresso estão sujeitas a erros, a prejudicar consideravelmente a evolução. Tudo devem fazer dentro das normas da razão e do bom senso, com espontaneidade, lealdade e sinceridade, sobretudo com boa vontade. Aquelas que assim não procedem sofrem as consequências da má compreensão da vida.

Julgar-se superior aos outros é vaidade. Não há superiores no mundo. Todos têm defeitos, cometem erros, mas são dignos de consideração e respeito. Ninguém se deve julgar melhor do que o semelhante, porque isso concorre para o seu atraso espiritual. Há muito a fazer no mundo, dentro dos moldes da razão e do bom senso, insistimos.

Caminhem sem vacilar, com passo firme, vontade forte e desejo de vencer. Caminhem para o progresso. Caminhando como orienta o Racionalismo Cristão, estarão no rumo certo, sem nada que prejudique a marcha espiritual.

Habituem-se a analisar os fatos que acontecem, a conhecer as pessoas, a viver bem com elas, porque, como já dissemos várias vezes, viver é uma arte que nem todos têm a capacidade de pôr em prática. Aprendam a viver e ajam como pessoas criteriosas, ponderadas, moderadas e justas. Procedendo assim, poderão conquistar a felicidade que tanto querem. 

Doutrinação de Luiz de Mattos - Fundador do Racionalismo Cristão