4 de maio de 2011

A maior felicidade que os seres humanos podem ter neste mundo é a consciência do dever cumprido.


A maior felicidade que os seres humanos podem ter neste mundo é a certeza do dever cumprido. Os espíritos quando encarnam trazem consigo o ideal traçado nos mundos de estágio. Muitos, porém, perdem a existência neste mundo de escolaridade. Decidido a encarnar, o espírito começa sua luta desde o momento da concepção. O sofrimento faz parte da vida do ser humano na Terra e tem início no esforço que o espírito faz à medida que seu corpo físico toma forma no útero materno a partir do terceiro mês de gestação, tendo ao lado o espírito da mulher que escolheu para ser sua mãe. A humanidade deveria saber como se dá a encarnação do espírito, como se concretiza essa obra de tanta grandeza espiritual, de tanto amor maternal, o amor que a mãe sente pelo filho que espera com alegria nascer, percebendo no ventre as vibrações dos cordões fluídicos ligando-se ao feto, aguardando o momento feliz de ver o resultado de sua doação física e espiritual a um novo ser.

A vida do pequenino que chega prosseguirá com o amparo que pais conscientes de suas responsabilidades irão lhe dedicar. O Racionalismo Cristão assevera que a família é a base das sociedades bem constituídas. A família é, assim, muito importante no processo evolutivo da humanidade.

Todos que passam por este mundo têm que trabalhar e progredir material e espiritualmente, sendo honestos e dignos. Homens e mulheres que travam lutas de grandes responsabilidades, como chefes de estado, professores, médicos, magistrados, entre outros, quando vêm ao mundo e seguem carreira pública não mais se pertencem, pois devem dedicar-se com abnegação e desprendimento à missão que escolheram.

A finalidade do Racionalismo Cristão é levar o esclarecimento espiritual aos que comparecem às suas Casas e leem os livros que edita. Respeitando o livre-arbítrio das pessoas, não interfere na vida particular de ninguém. Sempre aconselhando, a Doutrina mostra os prós e contras da vida, para que vençam na caminhada por este mundo de incompreensões. Quando não procuram conhecer a razão do que lhes acontece estão no caminho errado, porque nem ao menos conhecem a si próprias. No momento em que a mente está desordenada e emite pensamentos negativos, não percebem que passam a ser instrumentos de espíritos do astral inferior e, assim, deixam-se levar pelo eu mal-educado, vendo apenas o que as satisfaz. Por ignorar as leis evolutivas, vão de encontro a elas, desrespeitando-as com o mau uso do livre-arbítrio.

Nas doutrinações explanadas em nossas Casas, aconselhamos que os assistentes das reuniões públicas se libertem das malhas do astral inferior usando o livre-arbítrio de forma apropriada. A vida deve ser bem vivida, para que tenham êxito e sintam-se felizes. Com bons pensamentos, procurando dar um colorido mais expressivo ao viver, sentirão alegria, tendo horas para tudo, sendo úteis aos semelhantes, levando a palavra amiga a quem dela precise, para que se esclareça e evite reveses, indignidades ou falências morais.

As casas racionalistas cristãs, meus amigos, são escolas espiritualistas. É fundamental, então, que tenham vontade de aprender ao frequentá-las. Na vida de todos os seres há momentos felizes, momentos difíceis, momentos em que se eleva o pensamento, para haver desprendimento completo das coisas materiais. Quando fizerem a limpeza psíquica que recomendamos, devem dar valor a cada palavra irradiada, não repetindo as irradiações como se recitassem versos de uma poesia. Irradiem conscientes do significado de suas sentenças, para que sejam fortalecidos pelas vibrações das Forças Superiores.

Portanto, todos têm por dever procurar o meio rápido e eficaz para fazer sua evolução na Terra, mas nada poderão conseguir apenas com os conhecimentos materiais de que dispõem. Espiritualizando-se, poderão muito mais fazer, tendo a coragem precisa para cumprir os deveres com responsabilidade.

Luiz de Mattos

Trace suas metas em prol de seu aprimoramento espiritual


Ignorar as leis comuns e naturais que regem o Universo é erro que os desconhecedores da espiritualidade cometem. Marcam passo na evolução e perambulam por este planeta-escola a esperar milagres e a temer o chamado sobrenatural. Andam sem rumo, não sabem de onde vêm nem o que fazem no mundo, por não se conhecerem em sua essência como Força e Ma­téria. Como poderemos esclarecer a humanidade, se ela tem vivido somente para a matéria, cheia de vícios e maus hábitos, envolta nas fraquezas espi­rituais? E respondemos: através do conhecimento dos princípios espiritualistas explanados pelo Ra­cionalismo Cristão.

As superstições que campeiam por toda parte, e que são observadas na maioria do seres devido a uma educação fora dos moldes da razão e do bom senso, têm concorrido para o atraso espiritual de boa parte da humanidade. De igual forma contribuem as tolices em que tantos se apegam, atidos às crenças e aos dons divinos que lhes impingem.

Há pessoas que não têm êxito na vida porque não acreditam em si, não se esforçam, não sabem querer. Confiança plena na própria capacidade é o primeiro passo para o esclarecimento espiritual. Em seguida, é importante dar valor ao pensamento. Quem bem pensa bem atrai. Pensamentos de fraqueza e de va­cilação chamam outros idênticos e igualmente nocivos, porque, como dissemos, conforme pensarem assim serão. Dúvidas e temores danificam a alma e o corpo físico, pois atraem fluidos de igual teor e intensidade, causando desarmonia na vida particular, no lar e no trabalho.

Os que pensam com ódio, inveja e ciúme atraem para si os fluidos pesados de espíritos obsessores perversos. Aos que têm medo de tudo e de todos qualquer enfermidade amedronta. Basta saberem que alguém sofre desta ou daquela moléstia para que se atemorizem e achem que também padecem do mesmo mal. Sempre que alguém com esse distúrbio psíquico procura uma casa racionalista cristã, nela encontra alguém preparado para levantar o seu moral, fazendo-o sentir que a enfermidade de que se julga portador não existe.

Tenham vontade própria, não se deixando levar pela vontade alheia. Tracem o próprio caminho e, assim fazendo, irão viver com firmeza e paz espiritual, cumprindo deveres. É no pensamento bem irradiado que está a garantia do êxito do ser humano, pois o pensamento é vibração do espírito.