8 de fevereiro de 2011

A criatura de coragem é valorosa, inspira confiança e estimula os desanimados


A coragem é a disposição de ânimo que leva o indivíduo a enfrentar o perigo, a zelar pela sua honra e dignidade, arrostando qualquer sacrifício, a manter-se ereto diante de interesses contrariados, a lutar pelo direito em ambiente hostil, a bater-se por um ideal contra forças mais poderosas, a encarar, com serenidade, o insucesso, a defender os mais fracos e os injustiçados, a não usar de sua força contra os humildes, e não se aproveitar de situações de desventura.

A criatura de coragem é valorosa, inspira confiança, estimula os desanimados, atrai saúde e vitalidade, dá curso a iniciativas produtivas, é realizadora e otimista, sabe enfrentar o trabalho que lhe é destinado e cumprir o seu dever, serve de guia ou de orientadora, não esmorece diante de contratempos, respeita, como quer ser respeitada, não se ocupa de futilidades e é, no, fim, um centro de convergência de forças espirituais.

A coragem é um produto de educação cultivada por séculos, que, de existência em existência, vai se tornando cada vez mais apurada. Depois de cultivada, é serena e ponderada e revela-se com as suas características próprias nos grandes momentos, nas ocasiões dramáticas, nos instantes decisivos.

A exposição ao risco, de maneira cega ou irrefletida, é temeridade, insensatez e não coragem. A temeridade pode ser usada por um suicida, no auge da sua loucura, em caráter irremediável, num gesto impensado, sem que a coragem tivesse participação nessas situações. Ao contrário, ao suicida quase sempre falta a coragem para viver e enfrentar os lances dramáticos da vida.
Há realmente certos dramas da vida que pesam mais do que a morte, mas havendo coragem, nada se perde, nenhum desatino se comete, porque o homem de coragem não se entrega, frustrado, uma vez que no seu interior brilha uma chama, que nunca se apaga, por mais tormentosos que sejam os temporais da vida.

Todos têm de fazer a aquisição da coragem na Terra. As guerras servem também para adquiri-la. Tudo, na vida, tem a sua razão de ser. As guerras refletem a lei de causa e efeito, sendo, por isso, até certo ponto, inevitáveis, enquanto a espiritualização não exercer predomínio sobre as massas humanas. Sabido como é que todo os sucessos ou insucessos resultam em evolução, há
sempre partido a tirar de todas as convulsões.

Assim, a coragem nasce da necessidade de enfrentar os acontecimentos, e do entendimento que traz a convicção de que se pode viver muito melhor com coragem, do que sem ela. É preciso não ter medo de dizer e ouvir a Verdade, e possuir discrição para guardar um sigilo. É esta uma coragem real, principalmente quando se revestir de humanismo e traduzir um gesto de renúncia, um ato nobre de abnegação, de desprendimento e de elevação moral. A coragem é apanágio dos fortes, dos bons, dos justos, dos que amam a vida eterna.

Há indivíduos afoitos, impetuosos, violentos, temperamentais, agressivos, provocadores, atrevidos, que apenas demonstram profunda falta de educação e de senso, com a vaidade de querer passar por valentões, pensando que atrás dessa fanfarronada, todos podem vislumbrar a coragem que aspiram possuir. Mas esse não é o caminho, uma vez que só pela senda da espiritualização poderão chegar, como querem, ao objetivo almejado.

Do Livro A Morte Não Interrompe a Vida

7 de fevereiro de 2011

Todo ser humano normal tem consciência do bem e do mal, do justo e do injusto, do que é correto e do incorreto.


A verdadeira vida é espiritual, porque todos somos espíritos, inclusive a Força Criadora. A vida material é passageira, e serve, apenas, para ajudar a promover a evolução do espírito até um certo grau; daí por diante, ele não precisa mais da matéria para prosseguir na sua rota ascendente.

Para que o desenvolvimento espiritual se processe normalmente, é indispensável que se siga por uma linha condizente, se trace uma norma de vida pautada por princípios cristãos, e se delibere proceder corretamente ou, melhor, de acordo com aquele plano previamente elaborado nas regiões dos mundos de luz.

Andar pelo caminho da espiritualidade é, pois, obedecer às leis naturais estabelecidas para a evolução do espírito, é pôr em prática, em cada instante, aqueles atos que se impõem pela sua natureza purificante, moralizadora e construtiva.

Todo ser humano normal tem consciência do bem e do mal, do justo e do injusto, do que é correto e do incorreto. Há uma linha de separação entre os dois procedimentos, que se poderia considerar da esquerda e da direita, e ninguém vem ao mundo operar o seu progresso espiritual que não saiba distinguir, com os recursos próprios, a diferença destoante entre um caminho e o outro.

No reino animal inferior essa consciência não está devidamente despertada, mas, no reino animal superior ou hominal, ela está presente desde a primeira encarnação. A partícula da Inteligência Universal então se emancipa e assume a responsabilidade do governo próprio, ou seja, a faculdade do uso do livre-arbítrio, da qual não poderia fazer emprego acertado se não tivesse a consciência adequada e suficientemente despertada.

Se assim não fosse, poder-se-ia admitir uma falha ou lacuna no planejamento da administração astral superior, o que seria um absurdo. Em verdade essa consciência está convenientemente alertada, para não descambar para o caminho da esquerda, se o da direita for considerado o caminho da espiritualidade.

Os que se degeneram, degradam, arruínam, agem conscientemente, ou partem de um estado inicial consciente para depois se tornarem inconscientes, debaixo da influência deletéria de vícios, gozos materiais anestesiantes e fluidos perturbadores do astral inferior.

Em decorrência de um melhor uso do livre-arbítrio, uns fazem a evolução espiritual muito mais rapidamente do que outros, por onde se vê que há caminhos mais curtos para atingir-se a meta, sendo esses os que mais se aproximam do rumo ideal, que é o caminho da espiritualidade.

Quanto mais espiritualizados forem os princípios norteadores da vida, tanto mais depressa serão alcançados os objetivos por todos aspirados, que se resumem na felicidade permanente, que só existe nos planos superiores.

Procurando estabelecer um caminho, uma rota que conduza ao pleno estado de evolução, forçoso se torna que cada um se disponha a enquadrar a sua conduta nos postulados cristãos.

O Racionalismo Cristão, no seu Código de Princípios, coordenou as linhas mestras dessa conduta de maneira simples e acessível, para que sejam adotadas por todos aqueles que realmente desejam viver vida nova, e candidatar-se a ingressar em um outro plano mais elevado de evolução.

Do Livro A Felicidade Existe

6 de fevereiro de 2011

Há muitos anos o Racionalismo Cristão divulga seus ensinamentos, para que a humanidade possa entender o que é a vida espiritual.


Há muitos anos o Racionalismo Cristão divulga seus ensinamentos, para que a humanidade possa entender o que é a vida espiritual. Quantos sofrimentos poderiam ser evitados, se as pessoas soubessem o que se explana nas casas racionalistas cristãs! Quantas poderiam ser mais felizes! Se lessem os livros editados pela Doutrina, quantas falências morais poderiam ser evitadas! O mal de muitos seres é não raciocinar, é andar atrás do que aparentemente é mais fácil, mesmo sendo iludidas. Sabemos que alguns passam por nossas Casas com pouco ou nenhum aproveitamento. Esses irão aprender na escola da vida, despertando com sofrimentos advindos da falta de raciocínio e do mau uso do livre-arbítrio.

Queremos ver pessoas felizes, que se valorizam. Há os que se julgam inferiores, e se colocam à margem da vida. Como é triste observar tais indivíduos! Têm valor os que trabalham, vivendo com honestidade e correção, cada qual no seu lugar. Nada há que mais dignifique o ser humano que o trabalho, ainda que modesto, pois todos fazem falta na grande oficina que é a Terra. Ocupam um lugar de honra na sociedade ao cumprirem as obrigações com dignidade.

Há séculos o espiritualismo vem fazendo falta ao ser humano. Sem o seu conhecimento, sem a luz que ilumina e esclarece a mente, e a faz despertar para a realidade do viver terreno, a evolução é bem mais difícil de ser alcançada neste planeta. Para conquistá-la com melhores resultados e maior rapidez, a humanidade tem à sua disposição o Racionalismo Cristão, uma doutrina espiritualista por excelência, para ser estudada, compreendida, sentida na alma. Aproveitem bem o tempo, pois a vida não pode ser passada em brancas nuvens. Alimentar ilusões é querer fracassar. Todos devem trabalhar com capricho, com vontade de cumprir bem sua tarefa, para progredir e, assim, conquistar um lastro de triunfos espirituais e materiais. Quem tiver vontade de vencer vencerá. O fraco fica na retaguarda, nos últimos lugares, o dos retardatários, que nenhum ser consciente quer ocupar.

Guardem as lições que o Racionalismo Cristão oferece. Que esta seja bem aproveitada, por ser de grande valia na vida de cada um.

Luiz de Mattos

4 de fevereiro de 2011

O Racionalismo Cristão esclarece a humanidade, para que caminhe pela estrada da vida com inteligência e segurança, repelindo os maus pensamentos.



Há longos anos o Racionalismo Cristão esclarece a humanidade, para que caminhe pela estrada da vida com inteligência e segurança, repelindo os maus pensamentos. Observamos que muitas pessoas que comparecem às nossas Casas já têm em si o toque da espiritualidade, e querem aprender mais com as explanações dos presidentes das reuniões públicas, com as doutrinações do Astral Superior e com os livros editados pela Doutrina, que apresentam ensinamentos valiosos. Outras chegam movidas pelo sofrimento, pela intranquilidade. Estas procuram um lenitivo para a dor que as atormenta, não sabendo definir a causa, que é quase sempre de origem espiritual.

Repetimos sempre que o indivíduo é aquilo que quer ser. Sendo honesto, trabalhador, preocupando-se com os familiares, não se arrepende do que faz. O trabalho dignifica a pessoa e a eleva no meio social. Os bem-intencionados apreciam quem trabalha, pois a indolência nunca traz benefício. Por isso, quem tem consciência procura sempre acertar, não olha os erros dos outros. Ocupar-se com os erros alheios é perder tempo, como é perda de tempo revoltar-se contra o mau procedimento do próximo.

Desejamos que caminhem com valor e coragem, procurando reeducar-se dia a dia, para prosperar continuadamente. Lutem por dias melhores, mas querendo somente o que é possível, com calma, paciência e resignação, e poderão ser felizes. Ao colocar em prática os conhecimentos que assimilam nas casas racionalistas cristãs, vão espiritualizar-se, começar uma nova vida, como o despertar de um dia de sol depois da tempestade. Raciocinem com acerto e encontrarão na consciência a certeza do dever cumprido. Isso é ser feliz.

Luiz de Mattos

3 de fevereiro de 2011

O Racionalismo Cristão propõe aos seres humanos que se conheçam como um composto de Força e Matéria, ou seja, como espírito e corpo físico



Vivem com sabedoria os que, lutando sempre, dão valor ao que valor tem, enfrentando de fronte erguida os momentos difíceis, pois quem não os tem? Na vida há momentos de tranquilidade e desassossego, mas a pessoa esclarecida está preparada para enfrentar os reveses. Com os conhecimentos que possui triunfa, e sente-se realizada.

O Racionalismo Cristão propõe aos seres humanos que se conheçam como um composto de Força e Matéria, ou seja, como espírito e corpo físico, e não se deixem vencer pelas dificuldades. Lembra que o amor ao trabalho, por mais simples que seja, tem grande valor, pois quem trabalha com dedicação e vontade de vencer progride na vida. Para isso, aconselha que haja coragem, pois os corajosos não receiam o fracasso. Adverte que é obrigação dos pais ampararem os filhos, empregando todo o esforço possível para que haja progresso material e espiritual por parte daqueles que estão sob sua guarda. Esclarece, enfim, que o indivíduo reflete a natureza dos seus pensamentos em tudo que fizer. Quando forem elevados, irão mostrar, entre outros, exemplos de honestidade e de respeito ao próximo, porque é importante respeitar o semelhante para se fazer respeitar.

Eis o que o Racionalismo Cristão explana, advertindo que cada um é o que quer ser. Sendo este um mundo de evolução e de depurações espirituais, é necessário que os assistentes das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs se esclareçam, conhecendo a Doutrina. Dentre outros livros publicados, é importante que leiam e releiam a obra intitulada Racionalismo Cristão. Nela irão encontrar ensinamentos que lhes indicarão o caminho por onde poderão seguir, para viverem como seres compreensivos, responsabilizando-se pelos próprios atos. Quem assume a responsabilidade pelo que faz sempre mostrará caráter bem formado. Confiantes, estarão preparados para a luta cotidiana, aptos a enfrentar os embates que a vida terrena reserva sem distinções a todos, e deles sair vitoriosos.

Luiz de Mattos

Demonstram bom senso as que sabem refletir, para nunca desmentirem o que afirmaram no passado.

Demonstram ponderação as pessoas que se calam e procuram ouvir, não as que falam muito e se atrapalham. Demonstram bom senso as que sabem refletir, para nunca desmentirem o que afirmaram no passado. Demonstram respeito ao semelhante as que não ferem terceiros com palavras indevidas, pois "quem com ferro fere com ferro será ferido". Demonstram zelo as que gostam de fazer as coisas bem feitas, que se organizam para executar com qualidade o seu trabalho. Demonstram disciplina as que alteiam o pensamento e se ligam às Forças Superiores, e delas recebem intuições para, então, e só então, fazerem o que devem, sem pressa, sem correria, pois não são as que mais correm que acertam. Demonstram inteligência, raciocínio, força de vontade, o caráter já bem formado, demonstram, enfim, sabedoria as pessoas que detêm nível elevado de espiritualidade.

Todos têm êxito na vida ao usar os atributos espirituais. Há seres que se ocupam apenas em acumular bens materiais a qualquer custo. As riquezas materiais não são levadas para o mundo de estágio ao desencarnarem. Ficam na Terra para, muitas vezes, causar discórdias e grandes aborrecimentos. As maiores riquezas são as do espírito, que devem ser acumuladas em prol da evolução.

A humanidade ainda vive de forma desorganizada, e muitas pessoas estão descrentes de que podem solucionar as dificuldades. Ao divulgarmos os princípios racionalistas cristãos e sua disciplina, queremos que os seres humanos resolvam seus problemas, organizem suas vidas dentro e fora dos lares, constituam famílias saudáveis do corpo e da alma, que sirvam de exemplo.

Sendo assim, recomendamos que assistam com frequência aos trabalhos espirituais em nossas Casas. As casas racionalistas cristãs constituem núcleos de sabedoria para aqueles que gostam de estar em paz consigo mesmos, com a mente livre de preconceitos, livres, portanto, de ideias preconcebidas. Os que realizam a limpeza psíquica nos lares têm a assistência do Astral Superior, que esparge fluidos benéficos e intui nas situações difíceis por que muitos passam. O fortalecimento espiritual recebido ajuda-os a se reerguerem.

Portanto, orientamos as pessoas para que se tornem melhores, através do pensamento correto e elevado, da constância em somente aceitar o que for bom para elas, da persistência na busca do esclarecimento espiritual que lhes dará condições de evoluir cada vez mais.

Antonio Cottas

Assimilar preceitos espiritualistas não é muito fácil; porém não é impossível.


Assimilar preceitos espiritualistas não é muito fácil; porém não é impossível. Atormentadas pelos erros que cometem, pela má condução que dão às suas vidas, muitas pessoas acham difícil compreender a vida espiritual tal qual é explanada em nossas Casas e em nossos livros, por estarem apegadas às atrações materiais, tão transitórias quanto desnecessárias à evolução do espírito.

O Racionalismo Cristão procura esclarecer a humanidade desde 1910. Não impomos nossa filosofia espiritualista a ninguém. Cada um é o que quer ser, pois tem livre-arbítrio. Todavia, quem quiser ter uma vida primorosa pode obter algo de positivo nas grandes oficinas de aprendizagem e trabalho que são as casas racionalistas cristãs. Assim sendo, nada de precipitações. Procurem caminhar cumprindo os deveres e assumindo a responsabilidade por seus atos. O trabalho deve ser a maior preocupação de todos, pois é fonte alimentadora no desenvolvimento dos atributos espirituais. O trabalho dá dignidade, aprimora o caráter, fazendo de cada ser um exemplo de colaboração no processo evolutivo. É também através do trabalho que se consegue a independência financeira necessária ao viver próspero e seguro.

Além do trabalho honesto, é importante o amparo familiar. Parte da humanidade vive a caminhar para a falência moral devido aos descuidos com a família. Daí a nossa recomendação para que se espiritualizem. Estarão aptos a ter uma vida tranquila ao fazerem a limpeza psíquica em seus lares e lerem atentamente o livro intitulado Racionalismo Cristão, que trata da evolução do espírito e explica o que é o ser humano e o que ele faz neste planeta-escola.

O mundo precisa de entendimento. As pessoas vivem sem noção do que é solidariedade e renúncia. É fundamental respeitarem-se umas às outras, não difamar o semelhante nem ter sentimentos de vingança, que trazem más consequências. Sempre dizemos que viver todos vivem. O grande desafio é saber viver bem. E isso o Racionalismo Cristão ensina como fazer. Explanamos princípios espiritualistas que beneficiam a todos. Mas é necessário que procurem vivenciá-los, para que possam ter a paz interior que desejam.

Doutrinação de Luiz de Mattos